Núcleo de Setúbal da AEFA celebrou 34 anos na BA6, Montijo

No passado Sábado, dia 25 de Maio, o Núcleo de Setúbal da Associação de Especialistas da Força Aérea reuniu um grupo de sócios, familiares e convidados na Base Aérea nº6, Montijo, no âmbito das comemorações do seu 34º aniversário.

Com ponto de encontro à porta de armas da unidade, após a fotografia de grupo junto ao monumento com o FIAT G/91 e que na sua base homenageia os pilotos falecidos aos comandos desta aeronave com os respectivos nomes e datas encimados pela frase “E aqueles que por obras valerosas se vão da lei da morte libertando”, o grupo “descolou” com destino à Esquadra 501 “Bisontes”.




Com um guia priveligiado que presta serviço nesta esquadra e sócio deste núcleo, o António Pita, fomos visitando a Esquadra, culminando esta com uma explicação da aeronave Hercules C-130 pelo Capitão Pilav de serviço neste dia. Uma aeronave e uma Esquadra cujos militares muitas vezes viajam em missão muitas milhas e dias para transportes diversos, como por exemplo nas recentes e trágicas cheias em Moçambique resultantes da passagem do ciclone Idai.





De seguida, o grupo rumou mais para o interior da unidade, desta vez para a Esquadra 751 “Pumas” cujo lema “Para Que Outros Vivam” inspira todos aqueles que admiram e respeitam o historial desta Esquadra e dos militares que nela serviram e servem. Com explicações pela tripulação de alerta, o nosso grupo prestou toda a atenção na visita a esta esquadra condecorada pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa com a "Ordem da Torre e Espada do Valor, Lealdade e Mérito".




Chegando ao final da manhã, tornava-se necessário ajustar o rumo para a Casa Branca onde iria decorrer o almoço de confraternização.






Contando com a presença dos convidados, o Vereador da Câmara Municipal de Setúbal Rui Oliveira, do Vogal da Junta de Freguesia de São Sebastião Jerónimo Conceição e do General Piloto Aviador Alfredo Cruz o almoço decorreu muito bem e em sã e fraterna camaradagem onde se foram desfiando memórias dos gloriosos tempos passados na nossa Força Aérea Portuguesa. Apesar dos muitos afazeres, no final do almoço, o Comandante da BA6 Coronel Piloto Aviador Luís Graça deu-nos a honra da sua presença, sempre incansável na atenção a todos.




Antes das despedidas, procedeu-se ao tradicional corte do bolo comemorativo tendo o presidente do núcleo Joaquim Condeço proferido algumas palavras de agradecimento pelas presenças de todos e de celebração desta aniversário e o Sr. Rui Oliveira da Câmara Municipal de Setúbal procedido à entrega de uma lembrança ao Núcleo de Setúbal .






Está o Núcleo, na pessoa do seu Presidente Joaquim Condeço, do seu Tesoureiro Herculano Silva e do seu Secretário Américo Paixão, de parabéns, assim como todos os seus associados sem os quais nada disto faria sentido.


31 de maio de 2019


Voltar

Artigos Relacionados

  COPYRIGHT © 2019 FAP - DCSI - WEBTEAM