O facto de grande parte da formação profissional do General José Lemos Ferreira ter ocorrido no âmbito da USAF (United States Air Force), proporcionou-lhe a possibilidade de ele se ter apercebido da importância nacional que a AFA (Air Force Association) desempenhava nos USA (United States of America), em defesa dos objectivos a cargo da USAF , incluindo a difusão das suas necessidades, perante as missões que lhe iam sendo cometidas.
Consequentemente, quando em Janeiro de 1977 o General José Lemos Ferreira foi nomeado CEMFA (Chefe do Estado-Maior da Força Aérea), entendeu que a criação entre nós de uma instituição com objectivos semelhantes aos da AFA americana, mas tendo em conta as enormes diferenças existentes entre Portugal e os Estados Unidos da América, teria todo o interesse para a Força Aerea Portuguesa e para o país.
Assim sendo, após ampla troca de impressões internas na Força Aérea, o General José Lemos Ferreira deu orientações para se proceder à formação e levantamento da AFAP, incluindo a constituição de uma comissão organizadora, para elaborar um projecto dos Estatutos e considerasse o que seria necessário realizar quanto a instalações, quanto a procedimentos oficiais a efectuar e aos recursos que assegurassem o seu funcionamento, os objectivos a atingir, etc., etc.
Necessariamente, nesta fase embrionária, verificou-se o envolvimento frequente do CEMFA e de outras entidades da Força Aérea Portuguesa, para se conseguir concretizar este ambicioso projecto, numa versão mesmo que viesse a ser menor do que a que se havia idealizado.
Após dedicado empenho dos seus fundadores, a AFAP nascia em 1 de Julho de 1983, quase em paralelo com o surgimento de outras associações no contexto da Força Aérea, designadamente a Associação de Especialistas e a Associação de Paraquedistas.
A Associação da Força Aérea foi reconhecida pessoa colectiva de utilidade pública, nos termos do Decreto-Lei N.º 460/77, de 7 de Novembro, conforme consta do despacho publicado no "Diário da República", II série, N.º 218 de 21 de Setembro de 1989.
De entre os sócios fundadores da AFAP, que a memória da história regista, encontram-se ilustres personalidades de entre as quais o General Kaúlza Oliveira de Arriaga, o General Vasco Rocha Vieira, o General Brochado de Miranda e o General José Lemos Ferreira.
25 de Janeiro de 2021