40º Encontro Anual Nacional da AEFA

“Com a participação de mais de sete centenas e meia de associados, com o CEMFA, Comandante da BA2, Presidente da C.M. de V.N. de Poiares e outros convidados, realizou-se no passado dia 25 de março, na Base Mãe BA2, a Ota, mais um extraordinário encontro, promovido pela Associação de Especialistas da Força Aérea (AEFA).

Com um programa extenso, bem detalhado e cumprido a rigor, conseguiu manter todos os presentes atentos e interessados, durante o desenrolar do evento.

Estiveram presentes grandes e velhos amigos, alguns deles com altos cargos no passado na nossa FAP, mas eternamente amigos dos Especialistas.

O reencontro com antigos companheiros voltou a acontecer. Pessoalmente revi amizades com alguns, que já não via há cerca de cinco décadas.



E é isto que torna fascinante estes encontros e únicos, por se tratarem dos mais abrangentes a nível nacional.

Não vou falar em pormenor do Encontro, porque como disse em cima, foi demasiado rico em acontecimentos e tornaria fastidiosa esta leitura. As imagens que envio em anexo falarão sobre ele.

Tivemos ainda a bênção dos céus da Ota, que mantiveram sempre em “stand by” lindos conjuntos de nuvens, que voaram a baixa altitude durante todo o Encontro, como querendo participar nele, sem nunca o perturbar com as águas que transportavam.

À Direção Nacional da AEFA e seus Núcleos e restante equipa os parabéns por mais esta organização que foi excelente, onde com todo o seu esforço e dedicação estão a revitalizar o espírito Especialista, trazendo de volta muitos mais a estes Encontros.



Obrigado

ESPECIALISTAS SEMPRE!”



Obrigado Augusto Ferreira pela excelente mensagem e bonitas fotos que nos fizeste chegar que, além de repercutir a tua sensação, corresponde, modéstia à parte, ao grosso das mensagens que nos foram chegando.

Foi o evento mais relevante desta comemoração dos nossos quarenta anos enquanto Associação formal. Seguem-se mais eventos a conferir aqui no nosso sítio

Parabéns aos fundadores pela interpretação fiel do “espirito do Especialista”. Parabéns a todos quantos conseguiram ao longo de quadro décadas a nossa Associação em modo de voo operacional.

A cerimónia do passado sábado, 25 de março, teve uma dignidade coerente com aquilo que representamos.

A presença de Sua Excelência o Chefe de Estado Maior da Força Aérea Portuguesa, General Manuel Rolo, foi o ponto máximo. O C.E.M.F.A. fez-se  acompanhar pelos: Tenente-General Sílvio Sampaio, Comandante do Pessoal da Força Aérea, Major-General João Cartaxo Alves, Chefe de Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Brigadeiro-General João Miguel Montes Palma de Figueiredo, Diretor de Instrução, Coronel Armando Bispo dos Santos, Comandante do C.F.M.T.F.A., Tenente Coronel Aires Marques, Assessor do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Sargento-Mor Vítor Nascimento, Assessor do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea para a categoria de Sargentos.


Marcaram ainda presença no evento, como convidados da AEFA os senhores: General Aleixo Corbal, General Taveira Martins, General José Pinheiro, antigos Chefe de Estado Maior da Força Aérea, além do Presidente da Câmara Municipal de V. N. Poiares, Dr. João Henriques, Monsieur Albert Ladame, Presidente da A.N.S.O.R.A.A.

O dia começou cedo com centenas de Especialistas a acomodarem-se nos treze autocarros e centena e meia de viaturas ligeiras que tinham como destino a nossa casa Mãe, a antiga B. A. 2, hoje CFMTFA, local onde nasceu o espirito do Especialista.


Logo a abrir, a Banda de Música da FAP entoou o Hino da Força Aérea Portuguesa para de imediato tocar de forma soberba a Marcha do Especialista, obra do Major Aurélio Pinho do inicio da década de oitenta do século passado.


De seguida foi lida a missiva do General Alvarenga de Sousa Santos que calou fundo nos presentes, eles próprios já de espírito aberto para as diferentes emoções que se seguiriam.


A AEFA teve o ensejo de celebrar um protocolo de cooperação com a Association Nationale des Sous-Officiers de Reserve de L’Armee de L’Air (ANSORAA) que confere uma certa dose de internacionalização para quem persegue objetivos comuns.

Seguiu-se a cerimónia litúrgica celebrada pelo Capelão Manuel Silva e acompanhada por um terno de clarins e caixa da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa.


A evocação dos nossos mortos foi reforçada com deposição de uma coroa de flores no local próprio a que a presença e solidariedade dos nossos camaradas da ANSORAA deu mais brilho.

Depois usou da palavra o Presidente da MAG, César Oliveira, que incentivou os associados a serem mais participantes nos eventos associativos e pediu uma urgente renovação de associados. No cumprimento da decisão tomada pela AG entregou o diploma de Presidente Honorário, ao nosso sócio n.º 1, Paulo Castro.


Seguiu-se no uso da palavra o Presidente da Direção Nacional, Paulo Castro, que, de forma sucinta foi evocando o nascimento da AEFA no longínquo ano de 1977, na Praia da Aguda, e agradeceu a todos quantos tornaram esse sonho possível e que volvidos quarenta anos continuam a apoiar-nos, a incentivar-nos e a exigir mais e melhor.


O Presidente Nacional fez a entrega dos Prémios AEFA de 2016 depois de aprovados por unanimidade em reunião da Direção Nacional. O Prémio Especialista do Ano foi para o associado Nelson Almeida, do Núcleo de Lisboa , enquanto o Prémio Núcleo do Ano foi entregue ao José Andrade na qualidade de Presidente do Núcleo de Coimbra .




Foram entregues lembranças do evento a todos os convidados. Alguns, por motivos de vária ordem, não puderam estar presentes, mas continuam sempre connosco.
Nesta ocasião, o Núcleo de Lisboa , através do seu Presidente José Sousa, entregou ao Presidente Nacional uma lembrança em homenagem aos fundadores da AEFA.




Sua Excelência o Chefe de Estado Maior encerrou esta parte da cerimónia com uma alocução em que agradeceu o contributo dos Especialistas para a Força Aérea do presente. Incentivou-nos a continuar o nosso trabalho e felicitou-nos pelo nosso espirito de pertença e dedicação à Força Aérea Portuguesa.


A chamada por anos voltou a constituir um momento alto do evento com as centenas de Especialistas, ano por ano, a identificarem uma cara um pouco diferente, uma calvície mais pronunciada, mas no fundo era o nosso amigo, do nosso ano, das nossas brincadeiras, das nossas frustrações, emoções, cumplicidade e dever.

Tempo para descerrar a lápide alusiva ao evento por Sua Excelência o CEMFA e que deveria dizer:


ASSOCIAÇÃO DE ESPECIALISTAS DA FORÇA AÉREA
Aqui nasceu o espírito do Especialista!
Na celebração do XL aniversário da A.E.F.A. Sua Excelência o C.E.M.F.A.,
General Manuel Teixeira Rolo, descerrou este memorial a perpetuar o evento.
Ota, 25 de março de 2017


Mas, em verdade não dizia. Um erro fez com que rapidamente seja substituída.

Tempo de espera para o momento mais aguardado. O sobrevoo dos F-16 que não conseguiram passar “devagar”, mas deu para os ver nas três passagens que efetuaram.


Depois o convívio generalizado, simpático e sentido com um opíparo almoço excelentemente servido pelo pessoal do Centro de Formação.


O bolo de aniversário, com um soberbo fundo musical oferecido pela Orquestra de Música ligeira da Banda de Música da FAP deu o mote para que as muitas conversas a fizessem rolar lágrima aqui, lágrima acolá.



O arrear das bandeiras dos Núcleos foi o mote para o regresso a casa com felicidade e nostalgia.


Voltaremos para o próximo ano, na continuidade da ternura dos quarenta.


Fotografias: Augusto Ferreira, Aldemiro Pires, Fomos Combatentes

Alocução de Sua Excelência o Chefe do Estado Maior da Força Aérea Portuguesa e Missiva do Senhor General Alvarenga de Sousa Santos

Vídeo: Serviço de Documentação da Força Aérea Portuguesa

PS – Pode ser visualizada mais informação em 40.º Encontro Nacional da Associação de Especialistas


28 de março de 2017


Voltar

  COPYRIGHT © 2019 FAP - DCSI - WEBTEAM