43º Aniversário da Associação de Especialistas da Força Aérea

Foi há 43 anos na Praia da Aguda, em Vila Nova de Gaia, que no longínquo dia 27 de Março de 1977 um grupo de jovens Especialistas da Força Aérea Portuguesa, muitos oriundos da então Base Aérea nº7, São Jacinto e também da Base Aérea nº 5, Monte Real, mas, no fundo vindo um pouco de todo o País e com os ecos da Guerra ainda bem perto, se reuniu com o intuito de representar e dignificar a forma de estar e de servir a Força Aérea Portuguesa e honrar o historial de toda uma classe, tendo decidido fundar uma associação sob a égide do que se veio a designar o “Espírito do Especialista”:

 

“Fomos Especialistas na Força Aérea!... Lá, tivemos um «modus vivendi» que caracterizou, vincou e prestigiou toda uma classe que muito garbosa, digna e honrosamente soube pertencer à Força Aérea Portuguesa, prestigiando-a.

Os verdes anos, a irrequietude, a novidade, a irreverência, a iniciativa e a personalidade incitou-nos para uma forma diferente de ser militar.

O nível cultural que nos era exigido para ingresso fazia-nos merecer, legitimamente, um tratamento diferenciado.

Os conhecimentos tecnológicos que nos foram ministrados, aliados ao facto de trabalharmos em aviões, dotava-nos de uma certa gloríola.

Por tudo isto e por muito mais, soubemos sempre manter uma situação militar por muitos invejada.

Porque no cômputo geral gostamos de ter servido a Força Aérea...

Porque queremos manter vivo o espírito que sempre nos norteou...

Porque muito temos para dar em termos de divulgação aeronáutica e Defesa Nacional...

Porque seremos sempre uma força cultural jovem e sem objectivos político-partidários...

Porque sentimos orgulho em ter pertencido à F. A. P....

FUNDAMOS UMA ASSOCIAÇÃO QUE HISTORICAMENTE NOS SERIA EXIGIDA!”

 

No próximo Sábado, dia 28 de Março, era suposto estarmos uma vez mais reunidos no nosso XLIII Encontro Anual Nacional, mas, factores imprevísiveis que assolam a humanidade nestes dias difíceis, levaram-nos a que em boa hora se tenha tomado a difícil decisão de adiar este mesmo encontro para melhores dias que seguramente nos esperam.

 

Com os desejos de que todos e respectivas famílias fiquem seguros e de boa saúde nesta Pandemia que nos assola e desejando que todos nos possamos reencontrar em breve, endereçamos os Parabéns aos sócios Fundadores da Associação, a todos os Sócios, à Associação de Especialistas da Força Aérea e a todos os Especialistas que desde a génese da Aviação Militar em Portugal permitiram e continuam a permitir o cumprimento das nobres missões da nossa Força Aérea Portuguesa, legítima herdeira da Aeronaútica Militar e da Aviação Naval.  

 

Ler Mais...

NOTÍCIAS

Outras notícias

  COPYRIGHT © 2020 FAP - DCSI - WEBTEAM