Núcleo de Coimbra da A.E.F.A. promoveu encontro na Serra do Carvalho

No passado dia 7 do mês de julho o Núcleo de Coimbra da Associação de Especialistas da Força Aérea levou a cabo mais um encontro na Serra do Carvalho como testemunho de solidariedade para com os oito pilotos ali acidentados no ano de 1955, por ocasião do terceiro aniversário da Força Aérea Portuguesa.

Conforme é do conhecimento geral trata-se de um evento que abarca não só os associados do Núcleo de Coimbra , como também, a população do lugar do Carvalho, em Vila Nova de Poiares, entidades militares e autarcas do concelho de Vila Nova de Poiares.

A presidência coube a Sua Excelência o Chefe de Estado Maior da Força Aérea Portuguesa, General Joaquim Borrego, que aceitou o convite que lhe foi formulado pela Direção Nacional e que muito nos honrou.

A anteceder o nosso encontro houve lugar à receção de Sua Excelência o CEMFA nos Paços do Concelho, cerimónia presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, Dr. João Henriques.







Com a devida vénia citamos o site da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares onde se pode ler sobre esta cerimónia: “Deixou ainda um agradecimento à Associação de Especialistas da Força Aérea, entidade que, em articulação com a FAP e a Câmara Municipal, tem tido a responsabilidade de, ano após ano, apoiar a organização destas celebrações envolvendo muitos dos seus associados, referenciando em particular a memória «do nosso amigo José Andrade, mais conhecido por Zeca Andrade, responsável pelo Núcleo de Coimbra da Associação de Especialistas da Força Aérea», recordando-o como alguém que «nos últimos anos, esteve sempre presente na preparação e organização destas cerimónias».


Seguiu-se a inauguração de uma placa explicativa, no monumento Voo dos Anjos, instalado numa rotunda da Avenida Manuel Carvalho Coelho, alusiva ao 50º aniversário do trágico acidente.



Motivo principal do evento promovido pelo Núcleo de Coimbra tem a ver com a Missa campal de sufrágio pelos pilotos falecidos e onde os nossos associados têm uma participação muito ativa.

Nesta cerimónia litúrgica mais uma vez foi referenciado o nome do nosso camarada “Zeca Andrade”, pelo Capelão Coronel Joaquim Martins.













A convite da Força Aérea Portuguesa a nossa Associação fez-se representar nestes eventos pelo Presidente Nacional, Paulo Castro.

 

O convívio e a amizade foram a tónica do Encontro

 

Terminada a cerimónia litúrgica foi tempo dos nossos associados e convidados se deslocarem para as instalações do Centro de Convívio do Carvalho para se alimentarem e conviverem.



Como atrás foi referenciado, aceitou presidir ao almoço Sua excelência o CEMFA que se encontrava ladeado pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, Dr. João Henriques e pelo Presidente da Direção Nacional, Paulo Castro. Na mesa de honra estavam, também, diversos Oficiais Generais e autarcas locais.



A abrir, Sua Excelência o CEMFA assinou o Livro de Honra da A.E.F.A. onde dirigiu palavras de gratidão e amizade pelos Especialistas em Geral e pela nossa Associação em particular.



Depois seguiu-se o almoço com uma ementa tipicamente local onde predominava a chanfana que, de acordo como Presidente da autarquia, é a melhor chanfana do Mundo. Uma excelente refeição elaborada pelos associados do Centro de Convívio do Carvalho num evento excelentemente trabalhado pela Direção do Núcleo de Coimbra do nossa Associação.

Presentes cerca de sete dezenas de associados, entre eles sócios dos Núcleos do Minho, Aveiro, Porto, Alentejo, Lisboa.


A terminar o repasto lugar aos habituais discursos. Iniciou o Presidente Nacional, Paulo Castro, que agradeceu a honrosa presença de Sua Excelência o CEMFA, General Joaquim Borrego, assim como do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, Dr. João Henriques, parceiro da nossa Associação neste evento. Depois dirigindo-se a todos os presentes aludiu à razão de estarem tantos ali presentes e terem-se constituído em Associação afirmando o facto de sermos uma família, já que possuímos valores, identidade e sentido de pertença tão garbosamente conseguida na nossa vida na Força Aérea. Fez alusão ao estado de envelhecimento da nossa Associação e à dificuldade em conseguir captar elementos mais jovens. A terminar dirigindo-se aos dirigentes do Núcleo de Coimbra agradeceu a sua dedicação e o trabalho realizado. Não esqueceu o nosso camarada Zeca Andrade pelo papel que assumiu na pacificação da nossa Associação em tempos idos e pela confiança que a Direção do Núcleo de Coimbra sempre dedicou à atual Direção Nacional.



De seguida, a Direção do Núcleo de Coimbra ofereceu uma lembrança comemorativa do evento ao CEMFA.



Seguiu-se-lhe o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares que agradeceu ao Núcleo de Coimbra o total empenho na realização do evento e no sucesso que este tem tido. Igualmente dirigiu uma palavra de admiração e apreço ao Presidente da Direção Nacional pelo respeito, amizade e dedicação que tem tido no relacionamento com a autarquia.



A encerrar, o General Joaquim Borrego dirigiu-se a todos os Especialistas mostrando a sua gratidão por tudo quanto deram em prol da Força Aérea Portuguesa, já que foram os cabouqueiros da enorme instituição que é a Força Aérea. Foram palavras sinceras, de amizade e admiração, mas muito dirigida ao facto de volvidos que são tantos anos os Especialistas ainda continuarem a considerar a Força Aérea como sua.

Aliás, como disse o Presidente Nacional: “É sempre uma honra e um privilégio podermos almoçar com o nosso Chefe.”



A Direção Nacional fez-se representar neste encontro pelo Presidente Nacional, Paulo Castro, e pelos Vice Presidentes nacionais; Felizardo Bandeira, João Carlos Silva, Ana Paula Gomes e Jorge Couto


Uma palavra de muito agradecimento à Direção do Centro de Convívio do Carvalho na pessoa da sua presidente D. Maria do Carmo.

Ao Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares um profundo agradecimento pela sua amizade e disponibilidade para com a nossa Associação, em geral e para com o Núcleo de Coimbra em particular.

À Direção do Núcleo de Coimbra um agradecimento profundo pelo excelente trabalho que tem desenvolvido em prol da nossa Associação e dos Especialistas em geral.


Fotografias: Augusto Ferreira, António Costa, João Carlos Silva


11 de julho de 2019


Voltar

Artigos Relacionados

      COPYRIGHT © 2019 FAP - DCSI - WEBTEAM