AEFA Comemorou o seu XXXIX Aniversário

Realizou-se no passado dia 26 de março um conjunto de cerimónias que evocaram a fundação da nossa Associação no já longínquo dia 26 de março de 1977.

Para esse mesmo dia estava marcada a Assembleia geral ordinária que decorreu na sede nacional, na cidade do Porto, e sobre a qual é dada nota em comunicado do Presidente da Mesa da Assembleia Geral neste espaço.

Conforme anteriormente divulgado as cerimónias centravam-se em dois atos que a Direção considerou pertinentes e simbólicos: a inauguração de uma galeria de sócios honorários e a recolocação de placa alusiva às bodas de prata então descerrada no Parque da Aguda (Vila Nova de Gaia) e que há já algum tempo se havia sumido devido a obras efetuadas no local.

Suspensa a Assembleia Geral, para o próximo dia 30 de abril, o Presidente da Direção Nacional convidou os presidentes dos Núcleos da Associação, presentes, a descerrar a galeria fotográfica de Sócios Honorários que, não são mais do que os Chefe de Estado Maior da Força Aérea Portuguesa que acompanharam o percurso de vida da nossa Associação.

Assim, o primeiro, General Lemos Ferreira - tomou posse em 10JAN77; General Brochado de Miranda - tomou posse em 29MAR83; General Conceição e Silva - tomou posse em 30SET88; General Mendes Dias - tomou posse em 02DEZ91; General Aurélio Corbal - tomou posse em 24JAN95; General Manuel Alvarenga - tomou posse em 19MAR98; General Vaz Afonso - tomou posse 13NOV00; General Taveira Martins - tomou posse em 16DEZ03; General Luís Araújo - tomou posse em 18DEZ06; General José Pinheiro - tomou posse em 23FEV11 e o General Manuel Rolo que tomou posse em 24MAR16.


Os presidentes dos Núcleos de Trás-os-Montes, Francisco Tunes, Minho, Fernando Loureiro, Porto, Fernando Barbosa, e Coimbra, José Andrade descerraram as bandeiras da Associação que cobriam as fotografias da novel galeria que hoje é património da Associação como prova de muita amizade, respeito e consideração por todos aqueles que nos ajudaram a engrandecer a AEFA.


Já com a galeria inaugurada seguiram-se as fotos da praxe para perpetuar o momento de tão significativo e simbólico ato.




Da parte da tarde, no Parque da Aguda, em Vila Nova de Gaia, foi a vez de, em mais uma oportunidade simbólica, reafirmar a vida da AEFA e dos seus princípios.

A placa comemorativa dos 25 anos da AEFA que à data fora descerrada pelo General Vaz Afonso havia desaparecido há tempos sem que se soubesse da sua localização. Com a prestimosa colaboração do nosso camarada Vítor Barata foi possível repor no mesmo local a placa que contém o mesmo conteúdo só que, desta feita, em material mais nobre e de mais difícil extravio.

Procederam ao descerramento os Presidente Nacional e Nacional Adjunto, respetivamente Paulo Castro e Artur Alves da Silva.

A anteceder o descerramento o Presidente Nacional agradeceu os apoios dispensados para a recolocação da placa assim como o significado da mesma que, em poucas palavras se pode resumir na nossa capacidade de resiliência.

Uma comemoração de aniversário simples, mas de forte simbolismo que transmitirá para o futuro a nossa imagem de agradecimento e de perseverança.

 



Fotos gentilmente cedidas por Manuel Pais.


30 de março de 2016


Voltar

Conteúdos Relacionados

  COPYRIGHT © 2024 FAP - DCSI - WEBTEAM