O Dia em que a Música Aterrou no Museu do Ar

O Museu do Ar, em Sintra, celebrou o Dia Mundial da Música, no dia 01 de outubro, com um conjunto de atuações com vista a homenagear os homens e mulheres que servem – e serviram – a causa do ar.

A presença das aeronaves habitualmente expostas e que fazem parte da história da Aviação Portuguesa.












A Associação de Especialistas da Força Aérea associou-se ao evento através da presença de alguns voluntários no apoio aos militares do MUSAR junto das aeronaves em exposição ao público, assim como assegurando o funcionamento do seu “stand” aí instalado.


Legenda, da esquerda para a direita: Francisco Calado, Nélson Almeida, Carlos Robalo, Orlando Fernandes, João Carlos Silva, Arnaldo Sousa, José Sousa, José Barreiros.

 
O programa foi composto também por algumas excelentes actuações musicais.

Grupo de Sopro 1º Tempo da Sociedade Filarmónica Recreativa de Pêro Pinheiro:


Quinteto de metais da Banda da Força Aérea:


Luísa Amaro na Guitarra Portuguesa:


Segundo a própria intérprete, um instrumento que se toca junto ao coração.

Durante a sua actuação, a brilhante guitarrista foi partilhando com a audiência experiências pessoais e conhecimentos sobre a Guitarra Portuguesa. Teve oportunidade ainda de convidar uma sua amiga e neta do Marechal Craveiro Lopes que partilhou com a audiência a sua ligação com a Força Aérea Portuguesa precisamente pelo legado do senhor seu avô que tendo inciado a carreira militar como oficial de cavalaria veio a transitar para a aeronáutica militar e tendo sido Presidente da República de 1951 a 1958.  

A finalizar o evento marcou presença a cantora Rita Guerra que partilhou com a audiência a sua ligação com a Força Aérea Portuguesa por via do senhor seu Pai, o Major Guerra, confidenciando ainda que iniciou o seu caminho no mundo da música durante o período de 4 anos que viveu com a família na Base Aérea nº4 nas Lajes, Terceira, Açores.


Apesar de não estar previsto que cantasse, a Rita Guerra brindou os presentes cantando superiormente à capela um conhecido tema do Elton John.

 

Celebrando os seus 30 anos de carreira, a cantora Rita Guerra tem agendados dois concertos com a participação da Banda da Força Aérea Portuguesa e convidados nos dias 4 e 12 de Novembro, respectivamente no Coliseu de Lisboa e no Multiusos de Guimarães.

Revelando uma enorme simpatia e disponibilidade, ainda houve oportunidade para umas fotografias com os voluntários da AEFA.

 

 


Louvável iniciativa do Museu do Ar, abrindo as suas portas ao público proporcionando uma interessante simbiose entre a Aviação e a Música a que a AEFA teve o prazer de se associar, consolidando uma parceria e um entrosamento dignos de registo.


Fotografias: João Carlos Silva

 


01 de outubro de 2016


Voltar

Conteúdos Relacionados

  COPYRIGHT © 2024 FAP - DCSI - WEBTEAM