Força Aérea Portuguesa homenageou o General Lemos Ferreira

Realizou-se no passado dia 23 de junho a homenagem ao antigo Chefe de Estado Maior da Força Aérea Portuguesa (1977/1984) e antigo Chefe de Estado Maior Geral das Forças Armadas (1984/1989) numa cerimónia que decorreu no Estado Maior da Força Aérea, em Alfragide complexo programado pelo próprio General José Lemos Ferreira.

Tratou-se de uma cerimónia com um sentimento de gratidão e apreço do tudo quanto fez o General Lemos Ferreira, num golpe de genialidade estratégica notável, em que prospectivou, definiu e, ainda, operacionalizou a nossa Força Aérea para o Séc. XXI.

Considerado o “Pai da Força Aérea moderna” recebeu dos seus pares o justo tributo de uma carreira ímpar de cidadão, militar e amante da liberdade.

A convite de Sua Excelência o CEMFA, General Manuel Teixeira Rolo, a Associação de Especialistas da Força Aérea esteve presente com uma delegação integrada pelo Presidente da Direção Nacional, Paulo Castro, pelo Presidente Nacional Adjunto, Artur Alves da Silva, pelo Vice-Presidente Nacional João Carlos Silva, pelos presidentes dos Núcleos de Setúbal e Lisboa, respetivamente Joaquim Condeço e José Sousa, e ainda pelos dirigentes do Núcleo de Lisboa Manuel Faustino e José Barreiros.

A cerimónia compreendeu um filme alusivo à vida e obra do General Lemos Ferreira onde foi visível que no domínio cultural, associado á FAP, se inseria a fundação da AEFA.

O auditório do EMFA passou a designar-se Auditório José Lemos Ferreira como que um tributo ao saber pensar.

Num dos átrios do complexo de Alfragide foi descerrada uma lápide comemorativa do evento e mais um tributo ao General José Lemos Ferreira.

Nesta ocasião os dirigentes da AEFA tiveram a oportunidade de manifestar a sua gratidão através da oferta de uma singela placa em cristal que refletia o nosso sentimento.



O Presidente Nacional, no uso da palavra, salientou isso mesmo recordando que até no apoio á fundação da nossa Associação o General José Lemos Ferreira tivera uma visão estratégica que o tempo confirmou e consolidou volvidos que são quarenta anos.



E a AEFA está grata por lhe ter sido concedida a oportunidade de se associar a esta homenagem institucional a alguém que muito contribuiu para que a nossa Associação continue a ser um parceiro exemplar da nossa Força Aérea.


28 de junho de 2017


Voltar

  COPYRIGHT © 2024 FAP - DCSI - WEBTEAM