Especialistas na BA1 celebrando a sua apresentação em 1968

Depois de feita a chamada pelas 10,30 Horas do passado dia 25 de Maio, junto à porta de armas da Base Aérea 1, comparecerem cerca de 3 dezenas de especialistas que entraram pela primeira vez naquela Base há 50 anos.

Este foi um grupo organizado que se dirigiu à nossa AEFA para patrocinar e ajudar a organizar o evento.

A AEFA delegou no seu presidente nacional adjunto, Alves da Silva, a missão de ajuda na concretização do encontro.

Assim, a visita começou pela Unidade, nomeadamente, messe das praças, sargentos e oficiais, clube de especialistas (único ainda com esta designação), edifício do comando e foto junto ao monumento emblemático da Base. Seguiu-se a visita à esquadra dos "Epsilons" onde se pode ver os simuladores, depois linha da frente com os "MMA" a fazerem revisão aos aviões e finalmente a torre de controle.



Chegada à hora do almoço, todo o grupo saiu da Base para almoçar num restaurante na Terrugem, por impossibilidade da Base servir um almoço diferente daquele que é servido na linha de self-service.






Regressou-se pelas 15 horas para o início da visita ao Museu do Ar que foi acompanhada superiormente pela Srª. Capitão Luísa Abreu, que nos deliciou com passagens da nossa história vivida naquela Base, desde o tempo do Marquês de Pombal. Visitou-se o palácio, as antigas cavalariças, situadas no palácio, que até um passado muito recente serviam de refeitório aos oficiais da unidade. Depois foi a capela, e dentro dela e bem sentados à sombra e ao fresco, que o dia estava quente, foi-nos dado a conhecer como a nossa senhora do ar, chegou a padroeira dos aviadores e da Força Aérea.



Finalmente entrámos no Museu do Ar, onde revisitámos algumas das relíquias ali expostas e nas quais alguns tinham trabalhado, tendo alguns dos nossos sócios que eram cerca de dois terços do grupo, explicado pormenorizadamente o funcionamento do Allouette III que está em corte, exposto ao lado do nosso stand.

Passámos pelo nosso stand e aí entregámos uma lembrança à srª. Capitão igual à que todos recebemos, alusiva aos 50 anos da entrada na Base.



A visita terminou perto das 18 horas (o museu fecha às 17), verificando-se que havia muito pouca vontade de sair dali, tal era a emoção. Houve um agradecimento muito especial à AEFA pela ajuda que foi dada, pelos organizadores e por todos os presentes.


27 de maio de 2019


Voltar

Conteúdos Relacionados

  COPYRIGHT © 2024 FAP - DCSI - WEBTEAM