Cerimónia de Criação da Base Aérea Nº8 e Reativação da Esquadra 551

Foi escrita uma nova página na história da Força Aérea Portuguesa. No dia 24 de novembro, decorreu a cerimónia de transformação do Aeródromo de Manobra N.º 1 (AM1) para Base Aérea N.° 8 (BA8), em Maceda, Ovar.

 

A presidir à cerimónia esteve o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, que destacou a importância que a unidade irá assumir no papel da Força Aérea na zona centro e norte de Portugal continental, assumindo agora de forma justificada mais responsabilidades, nomeadamente enquanto Base dos meios para o combate aos incêndios rurais.

Na cerimónia foi também empossado Comandante o Coronel Sérgio Estrela, que agradeceu ao Comandante cessante do Aeródromo de Manobra N.° 1, Tenente-Coronel Rui Rocha, pelo desenvolvimento da unidade e pontes criadas até este momento. O recém Comandante enalteceu ainda o empenho de todos os militares e civis que compõem a unidade, principais responsáveis pelo seu sucesso.

 

A Base Aérea N.° 8, além da história daquela infraestrutura, herda do até então Aeródromo de Manobra N.°1 o lema "Sou da Forte Europa Belicosa".

 

A Associação de Especialistas da Força Aérea esteve presente na cerimónia através do seu Vice-Presidente da Direção Nacional, Mário Aguiar.

 

No dia em que foi ativada a Base Aérea N.° 8, em 24 de novembro, foi também reativada a Esquadra 551 - "Panteras", que agora ficará sediada na unidade da Força Aérea anteriormente conhecida como Aeródromo de Manobra N.º 1, em Maceda, Ovar.

A Esquadra 551 - "Panteras", reativada com a missão de combate aos fogos rurais, opera o helicóptero UH-60 Black Hawk, uma das mais recentes aquisições da Força Aérea.

 

O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, que presidiu à cerimónia, enalteceu a exigente e honrosa missão que marca o reaparecimento da Esquadra 551 - "Panteras" e com ela a representação da Força Aérea na frente do combate aos fogos rurais.

Já o comandante da Esquadra, Major João Inês, reforçou a capacidade de cada um dos seus elementos para o cumprimento da exigente missão, enaltecendo que "combater incêndios será certamente a missão mais perigosa que a Força Aérea fará em tempos de paz".

 

Adotando o cognome "Panteras", a Esquadra 551 tem como lema as palavras de Camões "Torna sereno e claro o ar escuro".

 

Fonte: www.emfa.pt

 

 

 

 

 

 

 

 


25 de novembro de 2023


Voltar

  COPYRIGHT © 2024 FAP - DCSI - WEBTEAM