Terminada a cerimónia eucarística e de deposição de flores no monumento às vitimas do acidente aéreo, e a convite da Direção Nacional, o Chefe de Estado Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, deslocou-se às instalações do Centro Cultural do Carvalho onde o Núcleo de Coimbra organizou um almoço convívio entre todos os associados que quiseram estar presentes e também aberto à população local como forma de integração no espírito aeronáutico e de assimilação do significado e dos valores que a homenagem anterior simboliza.
O Presidente da Direção Nacional, Paulo Castro, e o Presidente do Núcleo de Coimbra , José Andrade, receberam o CEMFA que se fez acompanhar por muito oficiais Generais e superiores, assim como pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, Dr. João Miguel Henriques.
Sua Excelência o CEMFA foi convidado a assinar o livro de Honra da AEFA onde teceu considerações que muito honram a nossa Associação e obviamente o Especialista.
Contudo o que consideramos mais honroso e mais significativo, para quem vive o nosso espírito de Especialista, foi a forma empolgada como Sua Excelência o CEMFA explicou ao Presidente do Município de Poiares o que é a nossa Associação, o que é a disponibilidade do Especialista e a forma de ligação quase umbilical como ainda nos ligamos à Força Aérea Portuguesa, como é visível na imagem abaixo.
Seguiu-se uma troca de lembranças entre a Associação e o CEMFA, com este a retribuir com um escudete da Força Aérea Portuguesa que o Presidente da Direção Nacional entregou ao Presidente do Núcleo de Coimbra .
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares teve, igualmente, o ensejo de assinar o nosso Livro de Honra, tecendo, também, palavras elogiosas para com a AEFA.
Depois do General José Pinheiro ter abandonado a sala seguiu-se o repasto num agradável convívio entre associados do Núcleo de Coimbra (ainda Leiria e Porto) e a população da Aldeia do Carvalho.
A encerrar o convício usaram da palavra o Presidente do Núcleo de Coimbra , José Andrade, que pediu o apoio dos associados para a atividade do Núcleo e, para muito breve, a presença no evento da Aldeia das Dez a realizar no próximo dia 15 de Agosto.
Seguiu-se o Presidente da Direção Nacional que agradeceu a presença dos associados, assim como louvou a Direção do Núcleo de Coimbra por ter continuado a realizar um dos eventos mais simbólicos de todos quantos organizamos. Agradeceu aos associados o terem voltado para o seio da AEFA, consciente de que a coesão não é total, mas a unidade está muito mais perto. Em palavras dirigidas ao Presidente do Município de Poiares manifestou a disponibilidade para que a serra do Carvalho venha a ter um Centro de Interpretação, numa ação tripartida com a FAP, a Câmara Municipal e a AEFA.
Usou ainda da palavra o Presidente da Mesa da Assembleia Geral da AEFA, César Oliveira, que elogiou a novel direção do Núcleo de Coimbra e objetivou o seu discurso no apoio que a autarquia de Poiares deveria prestar a este tipo de iniciativas que agregam as populações, cimentam as memórias e enaltecem os valores.
Encerrou a sessão laudatória o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares que teceu os maiores encómios à nossa Associação afirmando ter ficado superiormente esclarecido quanto à nossa Associação através das palavras que o CEMFA lhe havia transmitido.
Disse aceitar o repto para o Centro de Interpretação e quem sabe se no próximo ano a Serra do Carvalho não terá um novo visual.
Depois de um digestivo e das conversas terminadas foi o rumar a casa na certeza de que para o ano há mais. Porque a cada ano e todos os anos não poderemos deixar de lembrar aqueles que sacrificaram a sua vida para que pudéssemos continuar a prestigiar e a dignificar a Força Aérea Portuguesa.
PS – Agradecemos penhorados a disponibilização das reportagens fotográficas realizadas por parte dos nossos amigos e associados Manuel Pais e Augusto Ferreira que poderão ser consultadas na Galeria de Fotos.
14 de julho de 2015