XLV Encontro Anual Nacional decorreu no C.F.M.T.F.A.

Com Orgulho e Amizade, vindos um pouco de todo o País, cerca de 530 Especialistas reuniram-se garbosamente no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (Ex-BA2) no passado sábado, dia 17 de setembro, cumprindo a tradição de mais um Encontro Anual Nacional.

Superiormente recebidos pelo Comandante, Coronel Fernando Leitão, e com as honrosas presenças do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Cartaxo Alves e do Comandante do Pessoal, Tenente-General Eurico Craveiro, foi um excelente dia de convívio e de recordações, elevando uma vez mais o Espírito do Especialista.

O primeiro autocarro saiu pelas 05H30 de Trás-os-Montes e logo outros se seguiram das mais diversas regiões do País, convergindo estes e as viaturas particulares para o C.F.M.T.F.A. na Ota. Aí chegados, teve lugar a visita às camaratas, lugar onde a esmagadora maioria pernoitou semanas ou meses durante o seu tempo de recruta e de formação na respectiva especialidade.

Ao mesmo tempo, decorria a recepção a Sua Excelência o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Cartaxo Alves, no edifício do Comando.

De seguida, todos se deslocaram até à placa perto da Torre de Controle e em frente aos hangares, bem perto onde há uma imensidão de anos atrás muitos fizeram as suas especialidades, no G.I.T.E. e posteriormente C.I.2. À chegada do C.E.M.F.A. tocou o Hino da Força Aérea e a Marcha dos Especialistas. A cerimónia teve início com uma Cerimónia Litúrgica em honra dos mortos da Força Aérea, conduzida pelo Capelão da unidade, Alferes Óscar Paiva, e acompanhada por um Terno de Clarins e que terminou com a deposição de uma coroa de flores junto ao monumento que simboliza os mortos nesta unidade pelo Presidente Nacional e Presidente-Adjunto Nacional, respectivamente João Carlos Silva e Jorge Couto.

O “speaker” de serviço, o Vice-Presidente Nacional Carlos Alves, foi pautando o ritmo e apresentando os sucessivos momentos da cerimónia e passou a convidar o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, César Oliveira a usar da palavra.

De seguida, usou da palavra o Presidente da Direção Nacional, João Carlos Silva, procedendo aos agradecimentos à Força Aérea Portuguesa e a todos os presentes, realçando o facto de tão significativa presença de associados depois de dois anos de ausência forçada recompensando o sonho e empenho na organização deste evento, agradecendo aos Núcleos todo o esforço de logística em coordenação com a Direção Nacional e que tornou possível o transporte de tantos associados das mais diversas regiões do País. Depois, relevou os 45 anos da Associação de Especialistas da Força Aérea cumpridos este ano e lembrou os fundadores e as palavras em tempos por eles escritas e que até hoje são bem reveladoras do Espírito do Especialista e que neste dia foi uma vez mais comprovado. Um apelo à necessidade do rejuvenescimento da A.E.F.A. e tempo ainda para endereçar os Parabéns a muitos dos presentes por estarem a cumprir meio século das incorporações de 1972.

Após estas palavras, foram entregues algumas lembranças ao C.E.M.F.A., Comandante de Pessoal e Comandante do C.F.M.T.F.A., e ainda ao Comandante foi entregue uma placa alusiva à comemoração dos 80 anos do C.F.M.T.F.A.. Foram entregues os prémios do Núcleo do Ano e Especialista do Ano, referentes ao ano de 2019 e só agora entregues devido à forçada interrupção devida à pandemia. O Núcleo do Ano foi atribuído ex aequo aos Núcleos de Setúbal e do Alentejo e o Especialista do Ano foi atribuído a título póstumo ao sócio e antigo presidente do Núcleo de Coimbra José Andrade. A finalizar foram entregues lembranças e diplomas de Presidente Honorário e de Sócio Honorário, a Paulo Castro e Artur Alves da Silva, respectivamente.

De seguida, foi convidado a usar da palavra o C.E.M.F.A., General Cartaxo Alves que transmitiu uma mensagem de agradecimento e de grande apreço pelos Especialistas, mensagem essa que foi de muito agrado e reconhecimento por todos os presentes.

Antes da fotografia de grupo e início do almoço, teve lugar a esperada chamada por anos. O Especialista mais antigo presente ainda foi da Aviação Naval em 1948… o mais novo de 1998, cujo Pai também marcou presença ou não fosse também Especialista. Pelo meio a presença de uma ilustre representante da primeira incorporação de mulheres especialistas em 1991, a Vice-Presidente Nacional Ana Paula Gomes.

A finalizar esta cerimónia, tivemos o privilégio do sobrevoo de uma parelha de F-16 que não deixaram de vir saudar os Especialistas.

Então sim, a entrada no hangar 3 para o almoço de convívio que este ano e graças à excelente compreensão do Comandante teve lugares sentados à mesa para todos.

Durante a tarde decorreu uma sessão musical pelo nosso amigo Especialista Tino Costa que com a sua maestria na concertina animou todos os presentes. Procedeu-se ao corte do bolo comemorativo e foi tempo de matar saudades, dos reencontros e do desfilar de muitas memórias e momentos vividos ao serviço da Força Aérea Portuguesa.

Pelas 17H00 os Núcleos e a Direção Nacional procederam ao arrear das respectivas bandeiras que bem cedo neste dia foram hasteadas, marcando a nossa identidade durante toda a cerimónia desfraldadas nos mastros fronteiros aos hangares.

Chegou a hora de destroçar e de rumar às diversas “bases” de origem já com vontade de um próximo reencontro.

Ficou a boa sensação de que tudo correu bem para todos, embora com pena de não se ter conseguido abraçar todos os que se desejaria…

Uma bonita demonstração daquilo que foram, são e serão os Especialistas da Força Aérea. 

  

Fotografias: Rui Ferreira, Augusto Ferreira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ler Mais...

NOTÍCIAS

Outras notícias

  COPYRIGHT © 2022 FAP - DCSI - WEBTEAM