O Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA), em Ota, assinalou no dia 16 de Abril de 2025, o 85.º aniversário com uma cerimónia militar presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Tenente-General António José de Matos Branco.
Na presença de diversas entidades civis e militares, e em discurso proferido na cerimónia, o Comandante do CFMTFA, Coronel Marco Carvalho, destacou o papel da Unidade na preparação das gerações de militares que servem Portugal, sublinhando que “cada elemento, militar ou civil é essencial no cumprimento da missão”. No discurso enfatizou ainda o investimento na reabilitação de infra-estruturas, na modernização tecnológica e na criação de novas capacidades, como a implementação do Grupo de Segurança e Proteção e a integração de sistemas aéreos não tripulados, considerando estas mudanças decisivas para reforçar o papel da Unidade no futuro da Força Aérea.
A cerimónia incluiu a rendição do Porta-Estandarte Nacional, a Escolta e o Porta-Estandarte da Unidade, bem como uma homenagem aos que, ao longo dos anos, serviram a Força Aérea e já partiram. Houve ainda lugar à imposição de condecorações a militares daquela unidade e da Medalha Comemorativa das Campanhas ao sócio do Núcleo de Leiria da A.E.F.A., Edmundo Eustáquio, pela sua comissão em Moçambique.
Para marcar o aniversário, foi ainda inaugurada uma exposição comemorativa dos 85 anos, com uma retrospectiva entre a antiga Base Aérea N.º 2 e o CFMTFA da atualidade, que vai ficar patente até ao final de novembro e que traça o percurso da unidade desde 1940 até aos dias de hoje.
Com 85 anos de história, o CFMTFA afirma-se como referência na formação técnico-militar de gerações de militares, guiado pelo lema: “Cumprir Além do Dever.”
A convite do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, a Associação de Especialistas da Força Aérea esteve representada pelo seu Presidente da Direção Nacional, João Carlos Silva.
Fonte:www.emfa.pt
Outras notícias