Romagem a Aldeia das Dez, Núcleo de Coimbra da AEFA

Realizou-se pelas 10,30 horas do passado dia 15 de agosto na localidade "Aldeia das Dez" uma homenagem ao 1º cabo piloto aviador Alfredo Brito, falecido em acidente aéreo naquela localidade em 1953.


Esta homenagem foi organizada pelo Núcleo de Coimbra da AEFA, em colaboração com a Junta de freguesia daquela aldeia, cujo presidente foi especialista e a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.



Estiveram presentes no evento, mais de cinquenta sócios da AEFA, que logo pela manhã, se deslocaram de Coimbra em autocarro e se juntaram a outros que foram diretamente para a Aldeia das Dez e ainda a elementos da população que se quiseram associar à homenagem.




Após a chegada de todos os sócios e dos cumprimentos habituais, iniciou-se a homenagem com uma deslocação ao cemitério, junto à campa do malogrado piloto, onde foi colocada por dois elementos da família, uma pequena lápide entregue pelo núcleo de Coimbra da AEFA na pessoa do seu presidente.







Foi lido um poema em homenagem ao 1º. cabo piloto, por um elemento da população, que assistiu ao acidente na época.



Seguidamente todo o grupo se deslocou para o local exato do acidente, onde foi descerrada uma lápide em granito preto, pelos elementos familiares, as duas senhoras, já referidas anteriormente.







Seguiram-se os vários discursos de homenagem iniciados pelo presidente do Núcleo, José Andrade, pelo presidente adjunto nacional Alves da Silva, pelo presidente da Junta da Aldeia das Dez, Sr. Carlos Castanheira, pelo Sr. Major Gumerzindo Brás em representação de sua Excelência o Chefe de Estado Maior da Força Aérea e finalmente pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital professor José Carlos Alexandrino.





Terminada esta cerimónia, todo o grupo se deslocou para uma aldeia muito próxima "Alvoco das Várzeas" junto ao rio, onde foi servido um almoço de confraternização que decorreu animadamente e serviu para colocar em dia todas as conversas habituais dos nossos especialistas.

Foram entregues pelos presidentes da junta e da Câmara, duas pequenas lembranças alusivas à homenagem.







Chegada a hora da partida, no fim da tarde, o autocarro voltou a encher e a seguir diretamente para Coimbra.



Fotos gentilmente cedidas por Manuel Pais e Augusto Ferreira


18 de agosto de 2015


Voltar

Artigos Relacionados

  COPYRIGHT © 2024 FAP - DCSI - WEBTEAM