AEFA Presente no Dia do Combatente

Por convite da Direção Central da Liga dos Combatentes, a Direção Nacional, representada pelo Presidente Adjunto Nacional, Alves da Silva, esteve presente nas cerimónias do Dia do Combatente que tiveram lugar no passado dia 9 de Abril no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha.

Presidiu às cerimónias Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, e contou com a presença da das mais altas patentes militares.


Recorde-se que o Dia do Combatente está intimamente ligado à Batalha de La Lys em que, na madrugada de 9 de abril de 1918, dezenas de divisões alemãs irromperam pelo sector português da frente, defendida pela segunda divisão do corpo expedicionário Português. Em poucas horas os portugueses perdem 7500 homens entre desaparecidos, mortos, feridos e prisioneiros.

Como afirmou o Presidente da República:  O combatente anseia pela paz, luta pela paz, pois mais do que qualquer outro conhece o horror da guerra e carrega no seu íntimo as feridas mais profundas e as cicatrizes mais devastadoras. A recordação transforma-se em homenagem o lembrar aqueles cujas marcas de guerra perdurarão para sempre e aqueles que tombaram no cumprimento do dever, entregando a sua vida a um valor muito superior: a liberdade dos outros. Ao evocarmos a sua memória, o testemunho do seu valor e entrega, ilumina as nossas vidas e estimula a nossa vontade de assegurar a paz, a estabilidade e a segurança internacionais. E, a passagem dos anos dá maior relevo e significado a esta comemoração nacional. O tempo pode atenuar as circunstâncias reais dos feitos que lembramos, mas aviva e torna mais nítidos os esforços da entrega dos combatentes”.

Para terminar, dizendo: “É com elevado sentido de orgulho que como Comandante Supremo das Forças Armadas, presto hoje a minha homenagem aos combatentes do passado, aos combatentes de sempre e assumo firme e convictamente a missão de apoiar os combatentes de hoje e asseguro tudo fazer para que o espirito de D. Nuno Álvares Pereira se mantenha como modelo e guia dos combatentes do futuro.”

Simbolicamente o dia 9 de abril é, assim, comemorado como o Dia do Combatente onde deve ser prestada a justa homenagem a todos quantos combateram pela Pátria nos diversos teatros de operações e nas mais diversas gerações.


16 de abril de 2016


Voltar

  COPYRIGHT © 2025 FAP - DCSI - WEBTEAM