Núcleo de Coimbra presente em cerimónia na Aldeia das Dez

A convite do Presidente da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez, Sr. Carlos Castanheira, esteve presente neste dia 1 de Dezembro, uma representação do Núcleo de Coimbra da Associação de Especialistas da Força Aérea, na inauguração de um monumento evocativo, aos cinco militares mortos nas províncias ultramarinas portuguesas desta freguesia, durante o período que durou a Guerra Colonial.

Conjuntamente com os nossos associados do Núcleo de Coimbra estiveram, também, presentes outras associações de ex-militares e combatentes da zona centro, representativas dos três ramos das Forças Armadas dessa época.


A Banda Filarmónica da freguesia de Aldeia das Dez também deu cor em alguns momentos, a esta sentida homenagem.


O Presidente Sr. Carlos Castanheira (também ele ex-Especialista da FAP e nosso associado) emocionou-se e emocionou-nos, ao não ter conseguido dizer na totalidade, os nomes dos cinco militares falecidos, quando algumas lágrimas o impediram, sendo concluída a sua leitura por um seu colaborador.


Seguiu-se a inauguração oficial do monumento, retirando a Bandeira Nacional que o cobria.




Foi então efectuado com clarim, o toque de “sentido”, por um elemento dos Bombeiros de Oliveira do Hospital que também marcaram presença.


Seguindo-se o chamamento de cada um dos cinco militares mortos. No final de cada nome, os ex-militares que lá se encontravam, responderam “PRESENTE”, tornando este momento carregado de forte emoção.

Alem de um representante dos familiares dos militares mortos e outros oradores, falou também o Sr. Presidente da C. M. de Oliveira do Hospital Sr. José Carlos Alexandrino, que enalteceu o trabalho deste autarca de Aldeia das Dez e todo empenho e participação de todos os militares nas campanhas em África, onde as ex-províncias ultramarinas estavam naquela época sobre administração Portuguesa.

Esta cerimónia terminou com um lanche, oferecido pela junta de freguesia, partilhado por todos os presentes.








Texto e fotografias: Augusto Ferreira.


03 de dezembro de 2016


Voltar

Artigos Relacionados

  COPYRIGHT © 2024 FAP - DCSI - WEBTEAM