O Museu do Ar celebra, hoje, dia 21 de fevereiro, 54 anos de existência.
A Associação de Especialistas da Força Aérea vem desta forma endereçar a esta tão importante instituição e a todos os que nela servem, na pessoa do seu Director, Coronel Mouta Raposo, os parabéns e os votos de maior sucesso no cumprimento da missão.
Continuaremos empenhados em manter a excelente relação de parceria com esta instituição, nas ações de voluntariado por alguns dos nossos sócios nas atividades de restauro e no apoio a eventos do Museu que por sua vez nos distingue mantendo no seu espaço museológico um “stand” da A.E.F.A.
A história do primeiro museu dedicado à aviação iniciou-se em 1968, com o Decreto-Lei 48248, tendo aberto ao público três anos depois, em Alverca.
O crescimento da coleção aeronáutica ao longo dos anos tornou necessária a criação de um novo espaço, inaugurando-se, em 2009, em Sintra, a sede principal do Museu do Ar nos dias de hoje.
O Museu do Ar conta com mais dois polos no país: em Alverca, junto ao Depósito Geral de Material da Força Aérea, e em Ovar, no Aeródromo de Manobra N.º 1.
Reúne memórias da aviação portuguesa, militar e civil, com peças da época da Aeronáutica Militar, Aviação Naval e da Força Aérea, além de memórias da TAP - Transportes Aéreos Portugueses e ANA - Aeroportos de Portugal.
O Museu do Ar disponibiliza ainda uma visita virtual onde pode conhecer vários cockpits de aeronaves históricas.
Aceda aqui à visita virtual.
Fonte: www.emfa.pt
21 de fevereiro de 2022