Entrega do F-84G Thunderjet ao Museu do Ar

No passado dia 23 de junho realizou-se no AM 1 (Maceda) a entrega formal ao Museu do Ar do F – 84 G que ali foi recuperado pelo pessoal militar e civil da Unidade.

Trata-se do primeiro avião de reação – um caça diurno - da nossa Força Aérea que foi utilizado entre 1953 e 1973, do século passado, e que teve um enorme contributo para a operacionalidade da Força Aérea e para a prontidão de combate. Intervieram na Guerra do Ultramar onde constituíram a Esq. 93, sediada na então Base Aérea N.º 9, em Luanda. Nos derradeiros meses da sua presença ultramarina ainda estiveram estacionados na Base Aérea n.º 10, na cidade da Beira.

Recorde-se que foi com este avião que surgiu a primeira patrulha acrobática na Força Aérea Portuguesa – Dragões (1954) - de que foi parte integrante, um dos presentes. O então segundo-tenente Lemos Ferreira.


A Associação de Especialistas foi solicitada a colaborar no evento (Ex-Mecânicos de F-84G) convidando associados que tenham trabalhado no F – 84 G de forma a fazer reviver com os pilotos presentes momentos de serviço, sustos, alegrias e sobretudo a amizade natural entre Pilotos e Especialistas.

Depois de procedida a entrega ao Museu do Ar houve lugar a uma tertúlia sobre o F – 84 G e uma visita ao Pólo do Museu do Ar de Maceda que continua a crescer fortemente em termos de número de visitas.

Entre os convidados estava o nosso associado José Guedes que se fez acompanhar de uma foto que fez furor sobre o F – 84 G e onde ele é uma dos cabeças de cartaz, ou seja o miúdo que segura o avião de papel junto aos F - 84 G nos idos da década de cinquenta do século passado.


A convite do Comandante do AM 1, Senhor Coronel Carlos Páscoa houve lugar a um almoço volante onde o momento foi ainda mais sublime para as abordagens históricas.

Mesmo antes da partida os Especialistas presentes deixaram-se fotografar para a posteridade.


Uma palavra de muitos parabéns e muito apreço a toda a equipa que recuperou o F – 84G 5131 com destaque para o Sargente Mor Alves e o Sargento-ajudante Torres.

A Associação de Especialistas da Força Aérea que se fez representar pelo Presidente Nacional, Paulo Castro, e Presidente Nacional Adjunto, Alves da Silva, não deixa de agradecer a confiança em nós depositada, assim como o convite para tão significativa cerimónia.





Fotos: José Teixeira e Fernando Barbosa


30 de junho de 2016


Voltar

  COPYRIGHT © 2024 FAP - DCSI - WEBTEAM