T-6—North-American, T-6 Texan, SNJ Texan e Harvard

Características Técnicas:

 

Tipo de aeronave:

Avião monomotor terrestre, de trem de aterragem convencional retráctil, com roda de cauda, monoplano de asa baixa, revestimento metálico, bilugar, cabina com cobertura transparente, concebido para instrução e treino de pilotos.

 

Tripulação: 2 (piloto-instrutor e aluno)

 

Motopropulsor:

Motor (1): Pratt & Whitney R-1340-AN1 Wasp, de 9 cilindros radiais arrefecidos por ar, de 600HP.

 

Hélice: Metálico, de duas pás, de passo variável.

 

Performances:

Velocidade máxima – 402 Km/h

Velocidade de cruzeiro – 233 Km/h

Tecto de serviço – 7.400 m

Distância máxima de voo – 1.175 Km

 

Armamento:

Suspenso nas asas: 2 metralhadoras Browning de calibre 7,7 mm; 2 ninhos de foguetes; 2 bombas de 50 Kg; ou 6 bombas de 15 Kg.

 

Resumo Histórico:

Sem entrar em demasiados detalhes, a produção deste tipo de aeronaves teve início em 1935 por uma subsidiária da North-American Aviation e começou a ser utilizada, pouco depois, pela Força Aérea do Exército (USAAF) e pela Marinha (US Navy) dos EUA onde era designado por AT-6”X” e SNJ-“X” respectivamente. Ainda na vigência da USAAF, em 1941, passaram a designar-se por AT-6”X” Texan e  SNJ-“X”  Texan, devido ao início da produção numa fábrica em Dallas, Texas.

Os últimos modelos produzidos pela North-American Aviation foram os AT-6F da USAAF e os SNJ-6 da US Navy.

Em 1947 é criada a Força Aérea dos EUA (USAF) procedendo à actualização dos modelos existentes e em Junho de 1948 começam a aparecer os aviões com a designação de T-6G Texan.

A primeira encomenda para exportação de AT-6 foi feita pela Royal Air Force (RAF) que os designou por Harvard.

O Canadá foi o maior produtor de Harvard fora dos EUA. Exteriormente destacava-se dos outros modelos pelo longo tubo de escape.

Assim como os AT-6 e SNJ os Harvard tinham modelos equivalentes, designados por Harvard MK”X”. Por exemplo, o T-6J Texan da USAF era equivalente ao Harvard MK IV destinado por exemplo à Royal Canadian Air Force (RCAF). Portugal, assim como a Itália e Espanha, utilizaram os modelos Nort-American T-6 Texan, SNJ Texan e Harvard.

A Força Aérea Portuguesa foi talvez o último utilizador de T-6 e Harvard em operações militares, em África de 1961 a 1974.  

North-American T-6 Texan e Harvard em Portugal

Quantidade: 257

Utilizadores: Aeronáutica Militar, Aviação Naval e Força Aérea

Período de serviço: 1947 a 1978

 

 

Algures em Angola

1749 - Recebido na Força Aérea Portuguesa em 1964 versão North-American Harvard MK IV

 

1661 – Recebido na Força Aérea Portuguesa em 1956 versão North-American Harvard MK III e posteriormente convertido nas OGMA em North-American T-6G Texan

1640 – Recebido na Aeronáutica Militar em 1951 versão North-American T-6G Texan

1742 – Recebido na Força Aérea Portuguesa em 1964 versão North-American Harvard MK IV

 

 

Fontes:

Museu do Ar

"Aeronaves Militares Portuguesas” de Adelino Cardoso

Especiallistas da BA12


15 de fevereiro de 2021


Voltar

  COPYRIGHT © 2024 FAP - DCSI - WEBTEAM