O Museu do Ar completa hoje, 21 de fevereiro de 2021, 53 anos de existência.
A Associação de Especialistas da Força Aérea vem desta forma endereçar a esta tão importante instituição, na pessoa do seu Director, Coronel Mouta Raposo, os parabéns e os votos de maior sucesso no cumprimento da missão.
Continuaremos empenhados em manter a excelente relação de parceria com esta instituição, nas ações de voluntariado por alguns dos nossos sócios nas atividades de restauro e no apoio a eventos do Museu que por sua vez nos distingue mantendo no seu espaço museológico um “stand” da A.E.F.A.
São 53 anos a promover e a mostrar a história da aviação portuguesa, militar e civil, com peças únicas que documentam as épocas da Aeronáutica Militar, Aviação Naval e da Força Aérea, além de espólios da TAP - Transportes Aéreos Portugueses e ANA - Aeroportos de Portugal.
A sua importância histórico-cultural foi reconhecida, em 2013, pela Associação Portuguesa da Museologia com a atribuição do galardão de “Melhor Museu do Ano”.
Hoje, o Museu do Ar continua a cumprir com o “dever da memória”, conservando, restaurando e expondo o espólio aeronáutico nacional em três pontos dos país: Sintra, junto à Base Aérea N.º 1, em Alverca, junto ao Depósito Geral de Material da Força Aérea, e em Ovar, no Aeródromo de Manobra N.º 1.
Fonte: www.emfa.pt
21 de fevereiro de 2021