Núcleo do Alentejo da A.E.F.A. no Dia de Unidade da Base Aérea Nº11

Realizou-se na passada sexta-feira, 21 de outubro, a cerimónia militar que assinalou os 58 anos da Base Aérea N.º 11 (BA11).

Presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Tenente-General Barros Ferreira, a cerimónia contou com a rendição do Porta-Estandarte Nacional e da Unidade, Homenagem aos  Mortos que serviram na BA11 e entrega de condecorações aos que mais se distinguiram no último ano.

O Comandante da Base, Coronel Carlos Lourenço, teceu um discurso dirigido aos militares e civis referindo que comandar a unidade “tem sido uma jornada estimulante”, mas só possível porque tem ao seu lado uma equipa extraordinária.

A Associação de Especialistas da Força Aérea esteve representada pelo Presidente do Núcleo do Alentejo , José Rojão.

 

Fonte: https://www.emfa.pt/noticia-3918-dia-de-unidade-da-base-aerea-n-11

 

Transcrevemos o texto enviado pelo Presidente do Núcleo do Alentejo , José Rojão, relativo a esta cerimónia:

 

“A convite de suas Exªs. o Tenente-General Comandante Aéreo e o Comandante da Base Aérea nº 11, respectivamente Ten-General Matos Branco e Coronel Carlos Lourenço, tomou assento na Tribuna de Honra a par de outras individualidades militares, civis e eclesiásticas, o Presidente do Núcleo do Alentejo da Associação de Especialistas da Força Aérea, José Rojão, para a cerimónia do 58º  Aniversário da Base Aérea nº 11 em Beja, que decorreu num moderno Hangar onde está estacionado o recém chegado KC-390.

Iniciada a cerimónia ouvindo o Hino da Maria da Fonte executado pela Banda da Força Aérea, seguiu-se a apresentação da guarda de honra, e a rendição dos porta Bandeira Nacional e Estandarte da BA11.

Foi também prestada homenagem religiosa aos militares e civis da BA11 então falecidos.

O Sr. Comandante da BA11 usou da palavra começando por agradecer a presença dos convidados, e militares a quem teceu elogios pela sua capacidade de trabalho e organização militar. Na alocução fez o historial deste seu primeiro ano de mandato desde os exercícios militares da NATO e de Países Aliados que envolveram mais de 2.000 militares e dezenas de aeronaves, passando pelas cerimónias do 70º Aniversário da Força Aérea e o seu air show presenciado por mais de 70.000 pessoas, até às recéns provas do 58º Corta-Mato Mundial Militar com 300 atletas inscritos oriundos de 27 países.

Seguidamente procedeu-se à entrega de condecorações aos militares e civis que mais se distinguiram no exercício das suas funções durante este ano, sendo o primeiro a ser homenageado o sr. Comandante da BA11 Coronel Carlos Lourenço com a Medalha de Mérito Militar entregue por sua Exª. o Sr. Vice-Chefe do Estado Maior da Força Aérea, Ten-General Barros Ferreira por impedimento de sua Exª. o Chefe do Estado Maior da Força Aérea, General Cartaxo Alves.

Após ouvido e cantado o Hino Nacional, foi dada por encerrada esta cerimónia militar.

Por fim seguiu-se o almoço com todos os convidados e militares, onde entre variadíssimas entradas dos queijos às carnes assadas, não faltou a já tradicional feijoada servida em dias de aniversário. Frutas e doces para a sobremesa, bolo de aniversário com espumante, e o café e digestivo para encerrar mais um feliz dia passado no nosso ambiente sobejamente conhecido e tão fraternal que permitiu rever e conversar com velhos camaradas.

Muito bem hajam senhores Comandantes do Comando Aéreo e da Base Aérea nº 11. Até sempre.

José Rojão”

 


25 de outubro de 2022


Voltar

  COPYRIGHT © 2024 FAP - DCSI - WEBTEAM