A Associação de Especialistas da Força Aérea celebra 46 anos

A Associação de Especialistas da Força Aérea está de parabéns pela celebração do seu 46º aniversário.

Um percurso bonito, repleto de bons momentos de união, fraternidade e camaradagem, levando longe e de forma digna, quer em comunhão com a Força Aérea Portuguesa quer junto de instituições várias ou da sociedade em geral, o inestimável legado dos Especialistas da Força Aérea Portuguesa.

Se no início, nos verdes anos da sua fundação em 27 de Março de 1977, a par com um vigoroso crescimento se foi desenrolando a sua afirmação de forma irreverente, ambiciosa e sonhadora, agora, os anos foram passando e com eles chegando uma maturidade natural e serena, de uma estabilidade alcançada pela entrega e carolice de muitos ao longo dos anos e pela consistente adesão dos seus associados.

Neste percurso de 46 anos, com um nobre legado de toda uma classe de Especialistas, continuaremos a pugnar pela credibilidade e pela dignidade que sempre esteve na sua génese e que os seus associados merecem e que as instituições com que caminhámos lado a lado ao longo dos anos se habituaram a conhecer.

É nesta maturidade e com serenidade, mas, também com grande resiliência que de forma digna e responsável continuaremos a congregar os nossos associados, Especialistas da Força Aérea, permitindo a sã e fraterna convivência, elevando as memórias fundacionais de tempos passados que nos moldaram e fazem parte do que hoje somos e a interagir em diversas cerimónias com as instituições oficiais, tendo como expoente máximo a excelente relação com a Força Aérea Portuguesa, representando com honra nas mesmas os nossos associados e, atrevemo-nos a dizer, de forma transversal todos os Especialistas que um dia serviram e servem na nossa Aviação Militar. 

 

Acompanha-nos e acompanhar-nos-á o legado e a memória dessa componente essencial do que se veio a designar o “Espírito do Especialista”:

“Fomos Especialistas na Força Aérea!... Lá, tivemos um «modus vivendi» que caracterizou, vincou e prestigiou toda uma classe que muito garbosa, digna e honrosamente soube pertencer à Força Aérea Portuguesa, prestigiando-a.

Os verdes anos, a irrequietude, a novidade, a irreverência, a iniciativa e a personalidade incitou-nos para uma forma diferente de ser militar.

O nível cultural que nos era exigido para ingresso fazia-nos merecer, legitimamente, um tratamento diferenciado.

Os conhecimentos tecnológicos que nos foram ministrados, aliados ao facto de trabalharmos em aviões, dotava-nos de uma certa gloríola.

Por tudo isto e por muito mais, soubemos sempre manter uma situação militar por muitos invejada.

Porque no cômputo geral gostamos de ter servido a Força Aérea...

Porque queremos manter vivo o espírito que sempre nos norteou...

Porque muito temos para dar em termos de divulgação aeronáutica e Defesa Nacional...

Porque seremos sempre uma força cultural jovem e sem objectivos político-partidários...

Porque sentimos orgulho em ter pertencido à F. A. P....

FUNDAMOS UMA ASSOCIAÇÃO QUE HISTORICAMENTE NOS SERIA EXIGIDA!”

 

Desejando que todos e respectivas famílias fiquem bem e de boa saúde e que todos nos possamos ir reencontrando, endereçamos os Parabéns aos sócios Fundadores da Associação, a todos os Sócios, à Associação de Especialistas da Força Aérea e a todos os Especialistas que desde a génese da Aviação Militar em Portugal permitiram e continuam a permitir o cumprimento das nobres missões da nossa Força Aérea Portuguesa, legítima herdeira da Aeronáutica Militar e da Aviação Naval.

 

A Direção Nacional


27 de março de 2023


Voltar

  COPYRIGHT © 2024 FAP - DCSI - WEBTEAM