No passado dia 16 de Junho de 2023, realizou-se a cerimónia militar comemorativa dos 83 anos de existência do Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA), alcançados em 14 de abril.
A cerimónia, presidida pelo Comandante do Pessoal da Força Aérea, Tenente-General Eurico Craveiro, foi conjugada com o Juramento de Bandeira da primeira Instrução Básica de 2023.
Durante a cerimónia, o Comandante do CFMTFA, Coronel Fernando Leitão, destacou o valor da unidade na formação para o presente e futuro da Força Aérea, referindo o número de mais de 400 elementos formados no anterior ano civil e enalteceu a coragem dos jovens que assumiram o compromisso, afirmando que são os alunos-militares "o elemento vital" da unidade.
Os 145 novos militares da Força Aérea fizeram o juramento mais importante e que dá início à carreira militar, comprometendo-se a cumprir com os deveres e valores militares e a servir a Força Aérea e o país, mesmo com o sacrifício da própria vida.
Estes novos militares vão agora frequentar a componente específica da especialidade, para depois serem colocados nas respetivas unidades, servindo em regime de contrato.
Localizado na freguesia de Ota, em Alenquer, a origem do CFMTFA remonta ao ano de 1940 onde, em 14 de abril, foram inauguradas e ativadas as novas instalações constituídas. Em 1992, a designação da antiga Base Aérea n.º 2 é alterada para a atual designação de CFMTFA.
O CFMTFA continua nos dias de hoje a fazer jus à sua missão de ministrar a formação militar, humanística, técnica e científica do pessoal da Força Aérea, sob o lema “Cumprir Além do Dever”.
Nesta cerimónia foram agraciados com as Medalhas das Campanhas de África três veteranos Especialistas da Força Aérea, nomeadamente o associado da Associação de Especialistas da Força Aérea (AEFA), Fernando Agante.
A convite do Comandante do Pessoal da Força Aérea e do Comandante do CFMTFA, respectivamente Tenente-General Eurico Craveiro e Coronel Fernando Leitão, a AEFA esteve representada pelo Presidente da Direção Nacional, João Carlos Silva.
Fonte: www.emfa.pt
19 de junho de 2023