A Base Aérea nº5 celebrou 64 anos e a A.E.F.A. esteve presente

A Base Aérea N.º 5 (BA5), em Monte Real, celebrou no passado dia 4 de outubro o 64.º aniversário.

 

A convite do Comandante Aéreo, Tenente-General António Branco e do Comandante da BA5, Coronel Francisco Dionísio, a Associação de Especialistas da Força Aérea esteve presente nesta cerimónia através do Presidente da Direção Nacional, João Carlos Silva.

 

Durante a Cerimónia do Dia de Unidade, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, procedeu-se à rendição do Porta-Estandarte Nacional e de Unidade.

De seguida, o Comandante da unidade, Coronel Francisco Dionísio, usou da palavra para realçar “o profissionalismo, a dedicação e a maturidade institucional” dos militares daquela unidade que são “os pilares em que assenta o sucesso” da BA5.

A cerimónia foi coroada com a imposição de condecorações aos que mais se destacaram ao longo do ano e com uma singela homenagem aos que serviram na unidade e entretanto pereceram.

 

Foram também atribuídas as Medalhas das Campanhas em África a um grupo de antigos Combatentes, do qual faziam parte os sócios da AEFA Fabrício Marcelino, Manuel Oliveira Balsas, Manuel Pedrosa Cordeiro, José Eduardo Torres Gomes e Analídio Patrício Gomes. Estas medalhas foram impostas pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, num momento de grande dignidade e significado para os envolvidos.

 

A cerimónia terminou com o desfile das forças em parada.

Criada em 1959, a Base Aérea N.º 5 tem como missão garantir a prontidão das Unidades Aéreas e o apoio logístico-administrativo de unidades e órgãos nela sediados, bem como a segurança interna e a defesa imediata.

 

Fonte: www.emfa.pt

 

 

 

 

 

 


10 de outubro de 2023


Voltar

  COPYRIGHT © 2024 FAP - DCSI - WEBTEAM