No dia 16 de março, a Base Aérea nº 5 acolheu a Associação de Especialistas da Força Aérea.
Cumprindo a tradição de há 47 anos, neste dia, todos os caminhos de quase 600 Especialistas que se reuniam no seu XLVII Encontro Anual Nacional, foram dar à Base da Aviação de Caça, num ritual que se reveste de um grande simbolismo para nós Especialistas pois uma vez mais demonstramos a honra de o sermos e, em fraterna camaradagem entre iguais, expressa o orgulho de partilharmos uma longa história comum, num sentimento de unidade e de pertença à classe dos Especialistas e à Força Aérea Portuguesa.
Unidade fundada em 4 de Outubro de 1959, a Base Aérea nº5 tem feito jus ao lema “Alcança Quem Não Cansa”. Com um distinto historial na Força Aérea Portuguesa, é hoje a base dos Falcões “Guerra ou Paz Tanto nos Faz” e dos Jaguares “De Nada A Forte Gente Se Temia” que operam o Lockheed Martin F-16AM e sempre se pautou por elevados padrões de excelência, como por exemplo no altamente rigoroso e profissional projecto de transformação dos F-16 para o padrão MLU (Mid Life Update).
Ao início do dia começaram a chegar os Autocarros e viaturas particulares dos diversos Núcleos da A.E.F.A. que funcionam por todo o País, de Trás-os-Montes ao Algarve e os dirigentes da A.E.F.A. foram superiormente recebidos pelo Comandante da Unidade, Coronel Piloto Aviador Francisco Dionísio.
Após visita às aeronaves expostas na placa e no Hangar Sul, teve início a cerimónia litúrgica em honra dos mortos e deposição de coroa de flores. Esta sentida homenagem foi conduzida pelo Capelão-Adjunto da Força Aérea, Coronel Jorge Almeida e acompanhada pelo terno de clarins da Banda de Música.
O “speaker” de serviço, o Vice-Presidente Nacional Manuel Gonçalves, foi pautando o ritmo e apresentando os sucessivos momentos da cerimónia e passou a anunciar as alocuções, pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral e pelo Presidente da Direção Nacional da A.E.F.A., respectivamente César Oliveira e João Carlos Silva e pelo Comandante da Base Aérea nº5, Coronel Piloto Aviador Francisco Dionísio.
Durante a cerimónia, o Presidente-Adjunto Nacional, Jorge Couto e o Presidente Nacional, João Carlos Silva, fizeram entrega de uma lembrança representativa do evento ao Comandante Francisco Dionísio e dos prémios Núcleo e Especialista do Ano 2023, respectivamente ao Núcleo do Algarve e ao associado Arnaldo Sousa.
A cerimónia terminou com a célebre chamada por anos, do mais antigo da incorporação de 1954 ao mais novo de 2010.
Finda a cerimónia, teve lugar a habitual fotografia de grupo e as passagens sempre impressionantes de uma parelha de F-16 que estremeceram, animaram e deliciaram todos os presentes, remetendo-os para tempos idos de outras aeronaves em que serviram.
De seguida, teve lugar o almoço comemorativo na messe da Unidade, onde foi possível retomar as conversas interrompidas há anos atrás, reviver camaradas e amigos e sempre as memórias de tempos vividos ao serviço da Força Aérea Portuguesa, uma escola para a vida que tivemos e sabemos honrar.
Durante o almoço, o Comandante Francisco Dionísio entregou uma lembrança representativa da B.A.5 ao Presidente Nacional da A.E.F.A, João Carlos Silva.
Um dia muito bem passado em que uma vez mais se cultivou o Espírito do Especialista, intrínseco a todos nós, com os desejos que se possa continuar a cultivar a mística e o espírito de classe que sempre nos caracterizou, pelos conhecimentos, responsabilidade e prontidão, aliados a uma salutar irreverência e camaradagem que nos permitia uma forte participação na operacionalidade dos meios e na execução das missões, passando estes valores aos mais jovens, para que não se percam e para que continuemos a sonhar com uma digna continuidade.
Pelas 17H00 começou a chegar a hora de destroçar e de rumar às diversas “bases” de origem, a maioria com longas viagens pela frente, mas, animados e satisfeitos e já com vontade de um próximo reencontro.
Um dia cheio de vivências e emoções proporcionado por toda a equipa da Base Aérea nº5, a quem muito agradecemos. Tal só foi possível graças à forma como o Comandante, Coronel Francisco Dionísio e todos os restantes elemento envolvidos, entenderam a importância deste evento para a Associação de Especialistas e prontamente se empenharam em todos os aspectos da organização do mesmo, sendo fundamental para o seu sucesso.
Um agradecimento sentido ao Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, pelas autorizações que tornaram possível a organização deste Encontro Nacional.
Mantendo vivo o Espírito do Especialista.
Fotografias: Augusto Ferreira, Rui Ferreira, Base Aérea nº5, João Silva
21 de março de 2024