Dia Nacional do Combatente decorreu no Mosteiro da Batalha

Organizadas pela Liga dos Combatentes, decorreram no passado dia 9 de Abril de 2025 no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, as cerimónias comemorativas do Dia Nacional do Combatente (107º Aniversário da Batalha de La Lys).

Presididas pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, as cerimónias tiveram início com uma missa na igreja de Santa Maria da Vitória, celebrada pelo Bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Sérgio Dinis. Seguiu-se a cerimónia militar que, além da presença do Chefe de Estado, contou também com as presenças do Ministro da Defesa, Dr. Nuno Melo, do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, do Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, do Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada em representação do CEMA, Vice-Almirante Aníbal Soares Ribeiro, do Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, representantes Autárquicos e de diversas Associações.

Na cerimónia militar usaram da palavra o Presidente da Liga dos Combatentes, o Ministro da Defesa e o Presidente da República e foram impostas condecorações. Finalizado o desfile das forças em parada (Marinha, Exército e Força Aérea), teve lugar a assinatura do Livro de Honra na Sala do Museu das Oferendas,  seguida da Cerimónia de Honra aos Mortos em Combate na Sala do Capítulo com deposição de coroas de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido.

 

A convite do Presidente da Liga dos Combatentes, a Associação de Especialistas da Força Aérea esteve representada pelo seu Presidente da Direção Nacional, João Carlos Silva.   

 

Fotografias: https://agencia.ecclesia.pt/

 

 

 

 


10 de Abril de 2025


Voltar

  COPYRIGHT © 2025 FAP - DCSI - WEBTEAM