A Associação de Especialistas da Força Aérea celebra 45 anos

A Associação de Especialistas da Força Aérea está de parabéns na celebração do seu 45º aniversário.

Um percurso bonito, repleto de bons momentos de união, fraternidade e camaradagem, levando longe e de forma digna, quer em comunhão com a Força Aérea Portuguesa quer junto de instituições várias ou da sociedade em geral, o inestimável legado dos Especialistas da Força Aérea Portuguesa.

Se no início, nos verdes anos da sua fundação em 27 de Março de 1977, a par com um vigoroso crescimento se foi desenrolando a sua afirmação de forma irreverente, ambiciosa e sonhadora, agora, os anos foram passando e com eles chegando uma maturidade natural e serena, de uma estabilidade alcançada pela entrega e carolice de muitos ao longo dos anos e pela consistente adesão dos seus associados. Neste percurso de 45 anos, nem sempre tudo foram rosas, como em qualquer crescimento também teve as suas dores, também existiram períodos conturbados, algumas vezes desilusões, mas, como instituição com um nobre legado de toda uma classe de Especialistas, soube reerguer-se e retomar a credibilidade e a dignidade que sempre esteve na sua génese e que os seus associados merecem e que as instituições com que caminhámos lado a lado ao longo dos anos se habituaram a conhecer.

É nesta maturidade e com serenidade, mas, também com grande resiliência que iremos vencer estes últimos e difíceis dois anos em que nos vimos forçados a separar-nos e será de forma digna e responsável que continuaremos a congregar os nossos associados, Especialistas da Força Aérea, permitindo a sã e fraterna convivência elevando as memórias fundacionais de tempos passados que nos moldaram e fazem parte do que hoje somos e a interagir em diversas cerimónias com as instituições oficiais, tendo como expoente máximo a excelente relação com a Força Aérea Portuguesa, representando com honra nas mesmas os nossos associados e, atrevemo-nos a dizer, de forma transversal todos os Especialistas que um dia serviram e servem na nossa Aviação Militar. 

Às vezes também nos perguntamos onde estão os mais novos, com o gosto de participar e continuar este crescimento e, com a capacidade e irreverência inerentes à maior juventude, aproveitar esta maturidade e desafiá-la, transformá-la e enriquecê-la, consolidando o que alcançámos e construindo uma evolução e uma projeção de futuro. Mas, não se pode ter tudo...  

Acompanha-nos e acompanhar-nos-á o legado e a memória dessa componente essencial do que se veio a designar o “Espírito do Especialista”:

 

“Fomos Especialistas na Força Aérea!... Lá, tivemos um «modus vivendi» que caracterizou, vincou e prestigiou toda uma classe que muito garbosa, digna e honrosamente soube pertencer à Força Aérea Portuguesa, prestigiando-a.

Os verdes anos, a irrequietude, a novidade, a irreverência, a iniciativa e a personalidade incitou-nos para uma forma diferente de ser militar.

O nível cultural que nos era exigido para ingresso fazia-nos merecer, legitimamente, um tratamento diferenciado.

Os conhecimentos tecnológicos que nos foram ministrados, aliados ao facto de trabalharmos em aviões, dotava-nos de uma certa gloríola.

Por tudo isto e por muito mais, soubemos sempre manter uma situação militar por muitos invejada.

Porque no cômputo geral gostamos de ter servido a Força Aérea...

Porque queremos manter vivo o espírito que sempre nos norteou...

Porque muito temos para dar em termos de divulgação aeronáutica e Defesa Nacional...

Porque seremos sempre uma força cultural jovem e sem objectivos político-partidários...

Porque sentimos orgulho em ter pertencido à F. A. P....

FUNDAMOS UMA ASSOCIAÇÃO QUE HISTORICAMENTE NOS SERIA EXIGIDA!”

 

Com os desejos de que todos e respectivas famílias fiquem bem e de boa saúde e desejando que todos nos possamos reencontrar em breve, endereçamos os Parabéns aos sócios Fundadores da Associação, a todos os Sócios, à Associação de Especialistas da Força Aérea e a todos os Especialistas que desde a génese da Aviação Militar em Portugal permitiram e continuam a permitir o cumprimento das nobres missões da nossa Força Aérea Portuguesa, legítima herdeira da Aeronáutica Militar e da Aviação Naval.

 

A Direção Nacional


27 de março de 2022


Voltar

  COPYRIGHT © 2024 FAP - DCSI - WEBTEAM