A convite de Sua Excelência o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, o Presidente da Direção Nacional da Associação de Especialistas da Força Aérea, João Carlos Silva, esteve presente nas cerimónias oficiais do 72º Aniversário da Força Aérea Portuguesa que decorreram em Portimão no fim de semana de 6 e 7 de Julho.
Na manhã de sábado, dia 6 de julho, decorreu a cerimónia militar comemorativa, presidida pelo Ministro da Defesa Nacional.
A cerimónia iniciou com a integração do Estandarte Nacional, seguindo-se os discursos do Ministro da Defesa Nacional e do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea.
Em discurso, Nuno Melo deixou palavras de apreço aos militares da Força Aérea, prometendo “muito em breve, um caminho de maior investimento nas pessoas e de maior capacitação das Forças Armadas”.
O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, destacou o extraordinário empenho de todos os militares e trabalhadores civis ao serviço da Instituição, agradecendo o sentido de dedicação demonstrado perante um grau de exigência cada vez mais elevado.
O CEMFA prometeu que "hoje, como ontem, ao longo de 72 anos, e como no futuro, estaremos sempre presentes na vida quotidiana dos nossos concidadãos e prontos para dizer presente, a Portugal e aos portugueses."
No entanto, recordou que os nossos militares sempre encararam e enfrentaram as complexidades e os riscos, sempre norteados por um singular espírito de sacrifício e de missão e voam com o propósito sobrehumano de voar pelos outros". Mas, na verdade, referiu, "com todo este hercúleo esforço, observámos um efetivo cada vez mais diminuto e a verdade é que a Força Aérea não é competitiva face ao mercado civil. Como consequência, o efetivo militar é sacrificado diariamente. O tempo não joga a nossa favor e não há instituição nenhuma que persista ao desfalque dos seus recursos mais importantes - as pessoas -, enquanto vê adicionar novas missões aos seus já árduos deveres".
Aos discursos seguiu-se a sentida homenagem aos militares falecidos ao serviço da Força Aérea, sinalizada com oração e sobrevoo de F-16M.
Devido ao calor que se fazia sentir no momento, a cerimónia militar não contemplou o momento dedicado à imposição de condecorações.
Perante uma plateia de centenas de populares, encerrou a cerimónia o desfile das forças em parada e um desfile de meios aéreos representativos da Instituição sobre o Rio Arade.
Após a cerimónia, o Ministro da Defesa Nacional visitou a exposição dos 30 anos de operação do F-16 em Portugal, localizada junto à Antiga Lota de Portimão.
Neste mesmo dia, 6 de Julho pelas 21H00, o "TEMPO" de Portimão encheu para um memorável concerto da Banda da Força Aérea, superiormente conduzida pelo Maestro, Tenente-Coronel António Rosado, em conjunto com o cantor Nuno Guerreiro (Ala dos Namorados) e o coro da Academia da Força Aérea.
No domingo, dia 07 de julho às 11h00, realizou-se uma missa de Ação de Graças e Sufrágio pelos Mortos da Força Aérea, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Portimão.
A cerimónia religiosa foi concelebrada pelo Patriarca de Lisboa e Administrador Apostólico, D. Rui Valério e pelo Capelão Adjunto da Força Aérea, Coronel Leonel Castro, contando com a presença do Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, de oficiais generais da estrutura superior da Força Aérea, oficiais, sargentos, praças e civis, para além de muitos populares.
A missa de Ação de Graças e Sufrágio pelos Mortos da Força Aérea, transmitida pela TVI, foi um momento de reflexão e homenagem aos que serviram e àqueles que perderam a vida ao serviço da nação.
À tarde deste dia, 7 de Julho, último dia da presença da Força Aérea e destas comemorações, ficou marcado por uma extraordinária e impactante exibição aérea sobre a Praia da Rocha.
Tendo o mar como pano de fundo, os meios aéreos da Força Aérea tornaram o cenário edílico, provocando êxtase nos milhares de pessoas espalhadas pelo extenso areal e pelos pontos mais altos de acesso à praia.
Ao longo da tarde de domingo, a Força Aérea protagonizou passagens aéreas, movimentos acrobáticos e demonstração de missões, como o caso da busca e salvamento e de infiltração de militares equipados no teatro de operações, representando assim as missões quer estritamente militares quer de apoio à população civil que caracterizam a atuação da Força Aérea. A exibição encerrou com uma demonstração dos caças F-16M que rasgaram os céus algarvios provocando entusiasmo ao areal da Praia da Rocha, com vista sob o Atlântico.
Nos cumprimentos de despedida do Presidente da Direção Nacional da A.E.F.A., o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, endereçou um cordial abraço a todos os Especialistas.
Durante as comemorações do 72º Aniversário da Força Aérea Portuguesa, é de realçar também a presença da Associação de Especialistas da Força Aérea na Exposição FAP que decorreu de 29 de Junho a 7 de Julho na zona ribeirinha de Portimão, o que foi garantido graças ao empenho e dedicação do Núcleo do Algarve da A.E.F.A.. Mantendo vivo o Espírito do Especialista.
Fonte: www.emfa.pt
10 de julho de 2024