A Associação de Especialistas da Força Aérea esteve presente através do Presidente da Direção Nacional, João Carlos Silva, na cerimónia de dia da unidade e de rendição do Comandante da Base Aérea N.º 5, Monte Real que se realizou no dia 4 de Outubro.
No dia em que a Base Aérea N.º 5, em Monte Real, celebrou o 65.º aniversário, a unidade recebeu também o novo Comandante da unidade, Coronel Luís Frutuoso da Silva.
Numa cerimónia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, o Coronel Luís Frutuoso da Silva sucede ao Coronel Francisco Manuel Dionísio, assumindo o Comando da base da aviação de caça em Portugal.
Nas primeiras palavras como novo Comandante não escondeu o orgulho afirmando que assumir estas funções são para si "um sonho tornado realidade". Dirigiu-se aos militares e civis da Base Aérea N.º 5 afirmando que pretende honrar os 65 anos de história da unidade e agradeceu o serviço diário de todos, que torna esta unidade um "baluarte na defesa dos céus de Portugal...e um exemplo notável de bem-servir a nação".
O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, felicitou todos os presentes pelos 65 anos que constroem uma referência de serviço da Força Aérea, através da defesa aérea de Portugal e na resposta a missões internacionais. Por fim dirigiu-se ao novo Comandante desejando todo o sucesso nas novas funções que esperam novos e diferentes desafios.
O Coronel Piloto-Aviador Luís Frutuoso da Silva, natural do Porto, ingressou no Curso de Ciências Militares Aeronáuticas da Academia da Força Aérea em 1994, na especialidade de Piloto-Aviador.
Foi colocado na Base Aérea N.º 5 em 2005, tendo passado na unidade de Monte Real pela Esquadra 201 - "Falcões", pela Esquadra 301 - "Jaguares" e ocupou também o cargo de Comandante do Grupo Operacional entre dezembro de 2018 a outubro de 2020.
Até outubro deste ano desempenhou funções de Comandante do Corpo de Alunos da Academia da Força Aérea.
Durante a cerimónia foram impostas condecorações e as Medalhas das Campanhas, sendo de realçar neste último caso um momento especial, o convite do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea ao Major-General João Gonçalves para que impusesse a Medalha das Campanhas ao seu Pai, Primeiro-Cabo Especialista MMA e sócio da A.E.F.A. que prestou serviço em Moçambique nos anos 60.
Fonte: www.emfa.pt
09 de outubro de 2024