O Núcleo de Coimbra da Associação de Especialistas da Força Aérea está presente nas comemorações do 73.º Aniversário da Força Aérea. Concentradas na Figueira da Foz, estas comemorações arrancaram no dia 28 de Junho com a cerimónia do hastear das Bandeiras Nacional, do município e da Força Aérea, na Praça da Europa, onde a Banda de Música da Força Aérea, acompanhada por uma formação de alunos da Academia da Força Aérea, entoaram o Hino Nacional.
No seguimento daquela cerimónia foi inaugurada a exposição dedicada à demonstração de capacidades da Força Aérea, patente até ao dia 6 de julho.
A cerimónia de inauguração contou com as presenças institucionais do Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, e do Presidente da Assembleia Municipal, José Pereira.
A exposição estará aberta ao público até ao próximo dia 6 de julho, com horário contínuo entre as 11h00 e as 23h00, convidando a comunidade a conhecer de perto os meios, capacidades e missão da Força Aérea.
Esta celebração inclui uma exposição comemorativa dos 20 anos do helicóptero EH-101 Merlin, com conteúdos alusivos às missões e papel estratégico.
Na exposição de capacidades da Força Aérea estão igualmente expostas aeronaves como o F-16M, o Alpha-Jet e o emblemático Alouette III, proporcionando uma visão abrangente da evolução tecnológica da Força Aérea ao longo das últimas décadas.
Para além dos meios aéreos, o público poderá contar com uma exposição dedicada à projeção da Força Aérea para o Espaço. Neste âmbito, a exposição integra uma componente de inovação e cooperação com entidades do sistema científico e tecnológico nacional e internacional, destacando-se a presença dos parceiros ICEYE, GEOSAT, Omnidea e N3O, com os quais a Força Aérea tem vindo a colaborar no desenvolvimento do poder aeroespacial nacional.
Nos próximos dias, o público pode ainda assistir a demonstrações operacionais diárias da Polícia Aérea e da Esquadrilha de Reconhecimento e Inativação de Engenhos Explosivos, bem como percorrer uma pista tática de Airsoft.
Ao longo do dia de inauguração e em poucas horas, perto de 2000 visitantes passaram pela exposição, demonstrando um elevado interesse da população em conhecer o trabalho da Força Aérea e em comemorar este marco importante.
É nesta exposição que o Núcleo de Coimbra da A.E.F.A. está integrado com o seu espaço, esperando a visita de todos os Especialistas e foi, neste espaço, que teve a honra de receber o C.E.M.F.A., General João Cartaxo Alves que agradeceu o contributo que todos os Especialistas deram ao longo dos tempos e por levarem mais longe a instituição Força Aérea Portuguesa, incentivando-nos a manter vivo o Espírito do Especialista e garantindo o apoio da Força Aérea Portuguesa. O Núcleo agradeceu a visita, em nome de todos os Especialistas que serviram na Força Aérea Portuguesa.
A entrada é livre e todos são convidados a visitar esta exposição até ao dia 6 de julho.
Fonte: www.emfa.pt
Fotografias: Núcleo de Coimbra da AEFA
30 de Junho de 2025