A Força Aérea marcou presença em Vila Nova de Poiares, durante o fim de semana de 12 e 13 de julho, para um conjunto de iniciativas evocativas e culturais que assinalaram os 70 anos do acidente aéreo ocorrido a 1 de julho de 1955 na Serra do Carvalho, onde perderam a vida oito pilotos em serviço no dia em que a Força Aérea celebrava três anos desde a criação como ramo independente.
A Associação de Especialistas da Força Aérea (AEFA) esteve representada pelo Presidente da Direção Nacional, Presidente-Adjunto Nacional e Vice-Presidente para a região Centro, respectivamente João Carlos Silva, Jorge Couto e Felizardo Bandeira, pelo Presidente e Secretário do Núcleo de Coimbra , respectivamente Álvaro Brito e Álvaro Santos e por muitos Associados.
As homenagens começaram no sábado, com a inauguração da exposição da Força Aérea no Centro Cultural de Poiares, patente ao público até 31 de julho. À noite, pelas 21h30, realizou-se um concerto que reuniu a Banda de Música da Força Aérea e a Filarmónica Fraternidade Poiarense, num momento de união entre a instituição militar e a comunidade local.
O ponto alto das homenagens decorreu no domingo, com a missa de sufrágio e evocação das vítimas do acidente, celebrada na Capela da Serra do Carvalho, local onde o acidente ocorreu. A cerimónia contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General João Cartaxo Alves, que presidiu ao ato religioso e leu um missal em honra dos militares falecidos e do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, Dr. João Henriques.
Estiveram presentes ainda diversas entidades militares de alta patente, familiares das vítimas e civis, num ambiente de grande respeito e recordação.
No final da cerimónia religiosa, uma esquadrilha de F-16M sobrevoou o local.
As homenagens ficaram marcadas pela inauguração de um monumento no local do acidente, desenhado e erguido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, em memória dos oito homens que perderam a vida em serviço naquela serra. O CEMFA destacou a ligação entre Vila Nova de Poiares e a Força Aérea, agradecendo o envolvimento da autarquia e da população ao longo destas sete décadas.
De seguida, foi realizado um almoço de confraternização no Centro de Convívio do Carvalho.
No final do almoço discursaram o Presidente da Direção Nacional da A.E.F.A., João Carlos Silva, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, Dr. João Henriques e o C.E.M.F.A., General João Cartaxo Alves, tendo sido trocadas algumas lembranças.
No seu discurso, o Presidente da Direção Nacional da A.E.F.A., além dos cumprimentos e agradecimentos e evocação da génese desta homenagem, referiu:
“Hoje, 70 anos depois, reunimo-nos de novo aqui, neste lugar onde os nomes resistem ao esquecimento e que se tornou um santuário de memória e de reverência, demonstrando a importância e o respeito pelo “Dever de Memória”. Neste município de Vila Nova de Poiares, o acidente deixou uma marca profunda e o povo desta terra, generoso e sensível, soube desde o início acolher essa dor como sua e é por isso que este lugar é, também, um símbolo de solidariedade. Com elevado espírito de união com todos, é com honra e sentido de dever que a Associação de Especialistas da Força Aérea uma vez mais diz presente, associando-se a estas cerimónias, no respeito pelos que voando perderam a vida, ao serviço de Portugal, pelos seus familiares e população local e pela nossa “família” da Força Aérea Portuguesa que um dia nos recebeu e cuja escola tivemos e sabemos honrar. …
Uma palavra de muito apreço e reconhecimento ao Núcleo de Coimbra da Associação de Especialistas da Força Aérea pela importante e distinta participação nestas Homenagens, aos seus Dirigentes, os de hoje e os de ontem, aos seus associados e a todos os Especialistas que vindos dos diversos pontos do País têm ajudado a enaltecer com a sua presença.”…
Fonte: www.emfa.pt
Fotografias: www.emfa.pt, Beira Digital TV, João Carlos Silva
18 de Julho de 2025