Memória - Há 62 anos queda de 8 aviões F-84G na Serra do Carvalho

“Foi com denso nevoeiro, que este ano subimos até ao alto da Serra do Carvalho. A visibilidade era de alguns metros, o que nos obrigou a “voar por instrumentos”. Apesar das curvas surgirem sem avisar, lá conseguimos chegar sem qualquer percalço.

Era o dia da recordação do acidente, com os F-84, que vitimou 8 pilotos da nossa FAP em 1955, precisamente no dia da Força Aérea.

Apesar das dificuldades meteorológicas, todos os que se tinham proposto participar neste evento, se foram juntando aos poucos para o início da missa campal.

Além do C.E.M.F.A. estiveram presentes outros elementos dos quadros superiores da F.A.P. no ativo e na reserva, assim como o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, o Presidente da AEFA e outras individualidades.





E meus amigos parece que estávamos nas nuvens, tal era a densidade do nevoeiro que se manteve durante as cerimónias.











Depois da parte religiosa, foram depostas coroas de flores, junto ao monumento que existe no local, em homenagem aos pilotos que pereceram neste acidente.

Como tem sido habitual, nesta altura passam sempre à vertical aviões F-16 a baixa altitude.
Este ano não os conseguimos observar, dada a densa névoa que se mantinha, mas o seu ruído ao passar fez-nos sentir que, teria sido em condições meteorológicas, idênticas que se teria dado o fatídico acidente de1955. Estremecemos. Não era para menos.







Fomos de seguida para o Salão do Centro de Convívio do Carvalho, onde decorreu o almoço convívio entre todos os participantes.



O almoço estava ótimo, carinhosamente elaborado e servido pelas simpáticas gentes do Carvalho.





No final o Presidente do Núcleo de Coimbra da A.E.F.A. e o Presidente da Direção Nacional agradeceram a presença de todos, oferecendo lembranças ao Presidente da Camara Municipal de Vila Nova de Poiares e ao representante do C.E.M.F.A. que se já se tinha ausentado por questões de agenda, não tendo sequer chegado a almoçar connosco.

Usaram ainda da palavra o Sr. Presidente da Câmara e o representante do C.E.M.F.A., Major General Mata.









Foi mais um dia de grande convívio aeronáutico entre todos, sem limitações ou restrições relativamente aos cargos que assumem ou assumiram na nossa F.A.P.

Conversámos abertamente entre todos, na maioria das vezes recordando episódios passados.

Foi MUITO BOM.

Parabéns a toda a organização.

ESPECIALISTAS SEMPRE”

Agradecemos esta “reportagem” do nosso querido amigo Augusto Ferreira. O texto e as imagens por ele “construídos” são o testemunho inequívoco da relevância deste evento que o Núcleo de Coimbra desde há muito acarinha e se consubstancia naquilo que de mais importante a nossa Associação deve cuidar: a Memória, a Solidariedade Geracional, os Valores e a Amizade.

Sabemos que foi com muita mágoa que, Sua Excelência o Chefe de Estado Maior da Força Aérea, General Manuel Teixeira Rolo, se viu impedido de participar neste nosso evento dada a sua agenda.

Recorde-se que, conforme foi dito pelo Presidente da Direção Nacional, a presença do CEMFA nesta nossa iniciativa, também, terá de atender à alternância entre a Capelania e a A.E.F.A. Situações sempre passíveis de entendimento como foi o caso deste ano.

De salientar a presença de uma delegação dos Núcleos de Aveiro e Viseu.

Ao Núcleo de Coimbra , uma vez mais, as felicitações pela excelente organização, mas sobretudo pelo convívio proporcionado entre a população do Carvalho, a nossa Força Aérea e os nossos associados.


Fotografias: Augusto Ferreira, Manuel Pais, João Carlos Silva


11 de julho de 2017


Voltar

Conteúdos Relacionados

  COPYRIGHT © 2024 FAP - DCSI - WEBTEAM