“65 anos a servir Portugal e os portugueses” é o título da obra lançada pela Força Aérea Portuguesa no encerramento do vasto ciclo de atividades que preencheram a comemoração dos sessenta e cinco anos enquanto ramo independente das Forças Armadas portuguesas.
A opção editorial desta obra consistiu num conceito algo diferente do habitual já que se consubstancia na opinião de personalidades relevantes da sociedade portuguesa, num número de sessenta e cinco, tantos quantos os anos que a FAP perfaz, que foram convidados a expressar a sua opinião sobre a imagem, a perceção ou o sentimento que nutrem pela Instituição.
Além desses testemunhos a obra inclui uma relevante galeria de imagens sobre a atividade e a as aeronaves operadas à data. Igualmente se regista uma nota curricular de todos os Chefes de Estado Maior da Força Aérea deste a data de 1 de julho de 1952.
Trata-se de uma obra de grande folego que analisa momentos, sentimentos e paixões, mas que no essencial refletem a importância e a prontidão de uma jovem instituição.
Presidiu à apresentação desta obra o Exmº Senhor General Ramalho Eanes, acompanhado pelo Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor Azeredo Lopes, pelo CEMGFA, General Pina Monteiro e pelo Dr. Jaime Gama e pelo CEMFA, General Manuel Teixeira Rolo, que fez as honras da casa.
A Associação de Especialistas da Força Aérea foi convidada a participar no evento tendo-se feito representar pelo Presidente Nacional, Paulo Castro, e pelo Vice-Presidente Nacional, João Carlos Silva.
A obra poderá ser adquirida na secção de Fardamento do Estado-Maior da Força Aérea, Alfragide, ou no Museu do Ar, em Sintra.
A Associação de Especialistas da Força Aérea sente-se muito honrada pelo facto de nesta obra, agora lançada, uma das sessenta e cinco personalidades convidadas a apresentar o seu testemunho, ser o nosso Presidente da Direção Nacional, Paulo Castro.
Nesta obra fica de forma marcante e indelével o pensamento individual, é certo, mas que será muito análogo ao da esmagadora maioria dos nossos associados, senão mesmo igual.
O presidente da Direção Nacional desenvolveu o tema. “Ensaio sobre o sentido de pertença ou o “espírito intrínseco do especialista” verificável a páginas 61 da obra.
Brevemente publicaremos o conteúdo deste ensaio.
14 de julho de 2017