Realizou-se, no dia 06 de dezembro de 2017, uma missa de corpo presente em memória do Soldado Paraquedista António da Conceição Lopes da Silva, militar morto em combate em Úcua, no norte de Angola, durante a guerra, a 3 de Outubro de 1963.
Este soldado estava abandonado (como tantos outros) num cemitério em Angola. A sua filha que é emigrante nos Estados Unidos conseguiu descobrir o seu paradeiro com o auxilio de um Sargento da época, que era da sua companhia, e que diz ter assistido à sua morte e nunca lhe perdeu o rasto. Há cerca de um ano encetaram um dificil mas conseguido regresso, que agora aconteceu.
Foram prestadas as últimas homenagens na Igreja da Força Aérea, em Lisboa. Após a cerimónia, os restos mortais do militar seguiram para Tancos e, posteriormente, para o cemitério de Lobão da Serra, Tondela, sua terra natal, onde repousará finalmente.
A convite do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Rolo, a Associação de Especialistas da Força Aérea esteve representada pelo Presidente Nacional Adjunto, Artur Alves da Silva.
Fotografias: Artur Alves da Silva e Força Aérea Portuguesa
08 de dezembro de 2017