No passado dia 9 de dezembro, o Núcleo de Aveiro da AEFA viveu em família o seu Natal do ano corrente, convívio à “moda antiga” abrilhantado com música dos anos 50/60 com que o duo Ana & Pedro nos brindaram durante o almoço - bacalhau cozido com todos, bem regado com azeite e outros líquidos não diluentes em H2O, bolinhos da “casa” de fabrico do próprio CASCI – Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo.
Num ambiente a condizer com a época e com o “espírito especialista” sempre presente, o “nosso” Natal/2017 teve encantos vários e a “Família Especialista” de Aveiro, sentiu-se bem com a resposta dos seus associados e com os convidados que nos quiseram honrar com a sua presença – Paulo Castro, presidente da D.N. e Felizardo Bandeira, vice-presidente da D.N. Zona Centro.
Reaproximação de associados ao seu Núcleo, que o próprio presidente Paulo Castro constatou e enalteceu, os “especialistas” do Núcleo de Aveiro parecem querer voltar aos seu tempos áureos tendo participado neste Convívio em número bastante razoável (45 elementos), num crescendo que se vai notando nas iniciativas que este Núcleo tem vindo a manter ao longo do ano. Embora ainda longe de outros tempos, os “especialistas” mais “velhos” começam a regressar e a querer mostrar que ainda estão “vivos” e os mais novos, embora muito poucos, contribuindo para o rejuvenescimento deste núcleo, o que saudamos com muito agrado. Ainda uma saudação muito especial àqueles que, por motivos mais fortes e razões que a própria razão desconhece, não puderam responder à chamada, mas que, nem por isso, deixaram de marcar presença através de mensagens portadoras de votos que agradecemos e retribuímos.
Na sua habitual mensagem de Natal, Paulo Castro mostraria preocupação com o futuro da AEFA que parece ir perdendo “fôlego” à medida que os anos avançam, não se verificando o rejuvenescimento à medida do necessário para que se lhe possa augurar futuro longo e risonho, o que também terá muito a ver com o actual espírito especialista que a maioria começa a acreditar já não existir, por isso deixando já notar a falta do espírito e fulgor de outros tempos, aliás, o que é perfeitamente natural. A idade não perdoa!
A Direcção deste Núcleo da AEFA agradece a presença e participação daqueles que continuam a acreditar no trabalho desenvolvido e no esforço que se vai desenvolvendo para que se mantenha “viva” a alma “Especialista”.
A todos os “especiais” e seus familiares, aos que participam nas actividades do Núcleo e mesmo a todos os outros, desejamos um Santo Natal, votos que fazemos estender a todos os associados de todas as estruturas da AEFA!
Fotografias e Texto: Torrão Sacramento
13 de dezembro de 2017