Ocorreram no passado dia 14 de abril as habituais comemorações do Dia do Combatente e da Batalha de La Lys, promovida pela Liga dos Combatentes a que a Associação de Especialistas da Força Aérea se associou enquanto convidada na pessoa do Presidente Nacional Adjunto, Artur Alves da Silva.
As cerimónias foram presididas por Sua Excelência o Presidente da República, Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.
Numa cerimónia a que assistiu também o secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrelo, entre as mais altas patentes do Exército, Armada e Força Aérea, as palavras do Presidente centraram-se nos "bravos soldados", recordando aqueles que foram mortos na Batalha de La Lys, a 9 de abril de 1918, e também nas ex-colónias. O Presidente sublinhou a coragem dos que lutaram na primeira Grande Guerra, a resistência de muitos milhares de soldados em terras desconhecidas e "em condições físicas e psicológicas muito adversas".
O Presidente da República acredita que "sem as Forças Armadas não teríamos sido o que fomos, enquanto país, à beira de nove séculos de história. E o povo? Foi e é o melhor da nossa pátria", realçou o Presidente.
24 de abril de 2018