Almoço de Natal do Núcleo de Setúbal da A.E.F.A.

Decorreu no passado dia 14 de Dezembro, o tradicional almoço de Natal do Núcleo de Setúbal da Associação de Especialistas da Força Aérea.

O evento teve lugar na sede do Núcleo, também conhecida como o “Clube de Especialistas” tal o ambiente e o espírito que ali encontramos e cedo aí se começaram a reunir os diversos sócios e convidados.

 

A Direção Nacional esteve representada pelo seu Presidente da Direção, Paulo Castro, pelo Presidente Nacional Adjunto, Artur Alves da Silva e pelos Vice-Presidentes Jorge Couto e João Carlos Silva.

Sob a batuta dos dirigentes do Núcleo, o Presidente Joaquim Condeço, o Tesoureiro Herculano Silva e o Secretário Américo Paixão que tudo organizaram e prepararam, começou a ser servido o bacalhau e suas caras, cozido com todos.

Bem municiados, os presentes foram soltando as conversas pelas mesas bem dispostas na sala.

 

Durante o almoço, o Presidente da Direção Nacional, Paulo Castro, leu um excerto de um texto de uma das revistas Mais Alto que o Núcleo faz questão de ter expostas nas paredes da sede. Esse texto, por si escrito em 1997, por ocasião dos 20 anos da AEFA, com o título “Subsídios para uma história da AEFA” fez recordar a génese da Associação evocando o Espírito do Especialista e o sentimento de pertença à FAP, como por exemplo:

“... Porém, a génese da AEFA é muito anterior a ’77, vem desde a época em que na FAP passaram a existir Especialistas, com uma cimentação gerada e muito acentuada, no período da Guerra do Ultramar. ...

Falámos do espírito do Especialista. É esse espírito que está na origem da AEFA. A forma mais fácil de relacionamento, a união, a amizade, as cumplicidades, alguma vaidade por servir a FAP, o tratamento que era, e é, apanágio do ramo, o relacionamento fácil, respeitoso, linear e bilateral entre os diferentes postos, constituem alguns pontos de referência para que se possa perceber o que é isso do espírito do Especialista. ...”

Notou-se perfeitamente nos presentes que este texto, escrito há 22 anos atrás, ainda hoje está muito actual e que tem um significado importante e sentido pelos Especialistas.

Ainda houve tempo para uma animada sessão de concertina pelo Artur Alves da Silva que muito agradou a todos os presentes.

O Presidente do Núcleo, Joaquim Condeço, dirigiu ainda umas palavras de agradecimento aos presentes e com os votos de um Feliz Natal.

Estão de parabéns os dirigentes do Núcleo por mais este evento e todos os presentes sem os quais nada disto teria significado.

 

Fotografias: Joaquim Condeço, João Carlos Silva


20 de dezembro de 2019


Voltar

  COPYRIGHT © 2024 FAP - DCSI - WEBTEAM