Aeroclube de São Tomé

Por informação e solicitação do Aeroclube de São Tomé, vimos divulgar no nosso site o seu projecto para quem tenha interesse em procurar mais informação e associar-se ao mesmo:

“O Aeroclube de São Tomé nasceu em 1947 e por vicissitudes várias da história recente, sofreu diversas interrupções prolongadas. Mas recuperámos e queremos manter a actividade possível nos tempos que correm.

De entre as pequenas realizações que vamos concretizar, está esta singela homenagem aos muitos anónimos que protagonizaram a maior acção de solidariedade entre povos, desde a Segunda Guerra Mundial.

A partir de 1967, durante a guerra do Biafra, São Tomé e Príncipe foi plataforma logística de apoio ao fornecimento de medicamentos e alimentação, com dezenas de aviões a operarem a partir da ilha.

Foi neste período que quase 500 crianças foram resgatadas da morte e foi também a partir desta mega operação que os Médicos Sem Fronteiras deram os primeiros passos para a sua fundação.

Na verdade, são muitas as razões para não ignorarmos que se perfazem 50 anos sobre estes acontecimentos, pelo que entendemos assinalar a generosidade do povo anónimo, o voluntarismo dos médicos e a abnegação dos pilotos e técnicos, com um monumento que será um tributo de todos nós, sendo as medalhas, a solução encontrada para compensar os donativos feitos e nos unir à volta destes heróis anónimos quase esquecidos.

Até que consigamos melhor solução, a nossa associada e correspondente em Portugal, Susana Beato +351 968 159 371, procederá à entrega das medalhas e à recolha dos respetivos donativos.

Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas diretamente no Aeroclube por email acst.medalha@gmail.com

Mais informação na página:

https://www.facebook.com/groups/historiastp/  

e no espaço do aeroclube

https://www.facebook.com/aeroclubedesao.tome/  “


28 de novembro de 2020


Voltar

  COPYRIGHT © 2024 FAP - DCSI - WEBTEAM