A convite de S. Exª o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, a Associação de Especialistas da Força Aérea esteve presente através do seu Presidente da Direção Nacional, João Carlos Silva, na cerimónia de entrega da réplica da aeronave Deperdussin Type B ao Museu do Ar. Esta cerimónia decorreu no passado dia 4 de novembro, no Pólo de Sintra e foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego.
Para além da assinatura do Auto de Entrega, a cerimónia, apresentada pelo Diretor do Museu do Ar, contou com discursos do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea e do chefe de equipa responsável pelos trabalhos de finalização da réplica. A aeronave foi apresentada pelo Assessor da Comissão Histórico-Cultural da Força Aérea.
O evento terminou com uma visita guiada.
O primeiro avião militar português, o Deperdussin Type B, foi oferecido ao Governo Português pelo Tenente-Coronel do Exército Brasileiro Albino Costa, no âmbito de uma subscrição popular do jornal O Século. A mesma visava «dotar o Exército Português dos modernos elementos de defesa e vigilância, consistentes na aviação estratégica», tendo desembarcado no porto de Lisboa a 28 de setembro de 1912.
O único exemplar foi entregue ao Batalhão de Aeroesteiros de Tancos a 16 de novembro de 1913, depois de ter sido cedido a um piloto francês no Concurso Internacional de Lisboa.
Com a criação do Serviço de Aeronáutica Militar e, consequentemente a da Escola Aeronáutica Militar a 14 de maio de 1914, o Deperdussin passou para a sua carga, realizando o primeiro voo oficial da escola a 17 de julho de 1916 pelo Tenente Santos Leite.
Participou nas atividades do primeiro curso de pilotos militares da EAM de forma muito singular: com a ponta das asas cortadas, serviu como «avião rolador», sendo utilizado para treino no solo, ficando conhecido como o «pinguim».
Foi retirado do serviço em 1916.
Esta réplica foi desenvolvida pela Direção de Engenharia e Programas da Força Aérea Portuguesa e construída pelo CEFPS, Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal 2013-2019. Componentes metálicos, acessórios, entelagem e acabamentos pela ITE, Integración Tecnológica Empresarial, Albacete 2019-2021.
Aspecto do Motor Gnôme de 7 cilindros radiais rotativos, arrefecidos por ar, debitando cerca de 50 hp, notavelmente replicado em madeira pelo Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal.
Fontes:
Força Aérea Portuguesa
Museu do Ar
07 de novembro de 2021