A A.E.F.A. esteve presente no 71º Aniversário da F.A.P.

Realizou-se no passado Sábado, dia 1 de Julho de 2023, em Bragança a Cerimónia Militar do 71.º Aniversário da Força Aérea, presidida pela Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras.

A cerimónia contou com o discurso do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, que agradeceu a todos os militares e trabalhadores da Força Aérea, destacando “que ao longo destes 71 dissemos sempre presente, onde e quando o país necessitou" e que, apesar das dificuldades na retenção dos recursos humanos, a Força Aérea viu aumentar em 20% o empenhamento no último ano.

Por sua vez, a Ministra da Defesa Nacional realçou o “desempenho em território nacional” referindo que a “Força Aérea assume uma responsabilidade importante de garantia da soberania e segurança nacionais”.

Ambos deixaram palavras de agradecimento não só à Instituição como também à cidade de Bragança, local onde decorrem as comemorações.

As forças em parada, comandadas pelo Brigadeiro-General António Moldão, natural de Bragança, compreenderam uma esquadra de cadetes da Academia da Força Aérea; uma esquadra de alunos do Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea; uma esquadra representativa das unidades da Força Aérea e uma esquadra da Polícia Aérea equipada para combate.

A cerimónia contou com a homenagem aos mortos que prestaram serviço na Força Aérea e imposição de condecorações aos militares e trabalhadores civis que mais se destacaram.

Foram agraciados com as Medalhas das Campanhas de África seis veteranos Especialistas da Força Aérea, sendo cinco deles associados e dirigentes da Associação de Especialistas da Força Aérea (A.E.F.A.), nomeadamente o Vice-Presidente Mário Aguiar, o Presidente do Núcleo do Porto Fernando Barbosa e os associados Severino Quintas, Adão Bastos e José Costa.

A cerimónia encerrou com o desfile das forças em parada e sobrevoo de aeronaves AW119 Koala, EH-101 Merlin, TB-30 Epsilon, C-295M, C-130H, KC-390, Falcon 50 e F-16M.

 

De seguida decorreu o almoço oficial do 71º Aniversário na Quinta das Covas em Gimonde.

 

Durante a noite do dia 1 de julho, a Banda de Música da Força Aérea atuou no Teatro Municipal de Bragança, naquele que foi o Concerto Oficial das Comemorações do Dia da Força Aérea.

Naquele que foi um verdadeiro espetáculo musical, contou-se com a presença de importantes entidades como a Ministra da Defesa Nacional, Maria Helena Carreiras, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, e ainda o Presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dinis.

Quem assistiu ao concerto pôde ouvir músicas como No teu Poema de José Luís Tinoco, Amor a Portugal de Ennio Morricone, Carnival Overture de Antonin Dvořák, entre muitos outros temas.

 

No Domingo, dia 2 de julho, durante a manhã teve lugar a Missa de Ação de Graças e Sufrágio na Catedral de Bragança, celebrada pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança D. Rui Valério.

 

Durante a tarde o Aeródromo Municipal de Bragança encheu-se para conhecer as aeronaves da Força Aérea e as missões diariamente executadas. Ao longo do dia, as atividades foram intensas, com destaque para a oportunidade que os visitantes tiveram em voar com a Força Aérea. No total, foram proporcionados 504 batismos de voo num avião C-295M da Esquadra 502 - "Elefantes", representando para muitos a primeira vez a ver a terra a partir do ar.

Em terra, mas com os olhos postos no ar, aproximadamente 30 mil pessoas marcaram presença neste festival aéreo e não perderam a oportunidade de ver pela primeira vez uma exibição aérea da aeronave que brevemente irá equipar a Força Aérea, o avião KC-390.

Além daquele avião, o dia foi preenchido com demonstrações do C-130H, de onde foram largados paraquedistas com a Bandeira Nacional e a Bandeira da Força Aérea, Falcon 50, EH-101 Merlin, Chipmunk, TB-30 Epsilon, C-295M, P-3C CUP+ e os supersónicos F-16M.

Ao público foram ainda demonstradas as missões de assalto ao aeródromo, pelo Núcleo de Operações Táticas e de Projeção; uma demonstração de uma missão de transporte médico com o Núcleo de Evacuações Aeromédicas; e uma demonstração de ativação de engenhos explosivos, com ataque alvo simulado no solo que contou com a participação dos Tactical Air Control Party.

 

Em paralelo a todas estes eventos, o Núcleo de Trás-os-Montes da A.E.F.A., através do seu Presidente Fernando Valdemar, assegurava a presença e divulgação da Associação junto de diversas valências da F.A.P. na exposição existente na cidade de Bragança.

 

A convite do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, a Associação de Especialistas da Força Aérea esteve representada nestas comemorações pelo Presidente da Direção Nacional, João Carlos Silva.

 

Fonte: www.emfa.pt

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

          


06 de julho de 2023


Voltar

  COPYRIGHT © 2024 FAP - DCSI - WEBTEAM