A cerimónia comemorativa do 57.º Aniversário do Museu do Ar (MUSAR), em Sintra, presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Tenente-General António José de Matos Branco, realizou-se no passado dia 23 de Fevereiro de 2025.
Durante a cerimónia, o Diretor do MUSAR, Coronel Carlos Mouta Raposo, enalteceu o “compromisso e dedicação de todos os que contribuem para a missão do museu”. Destacou o valor da unidade e expressou o “orgulho em liderar o museu e preservar a sua riqueza histórica”.
Realizou-se ainda a rendição do Porta-Estandarte da Unidade e a imposição de condecorações a militares e civis que se destacaram ao longo do ano. O Capelão da Unidade prestou homenagem a todos os que serviram no Museu e já partiram.
Fundado em 1971, começou em Alverca e, em 2009, expandiu-se para a Base Aérea N.º 1, na Granja do Marquês. Com o apoio da Força Aérea, TAP e ANA, mantém viva a memória da aviação militar e civil.
São 57 anos a dar significado ao lema "Dever de Memória", honrando o passado e inspirando o futuro, a nível nacional e internacional.
A Associação de Especialistas da Força Aérea teve uma forte representação, pelos Voluntários que habitualmente dão apoio ao Museu em eventos de maior dimensão, Arnaldo Sousa, Carlos Esteves, Eduardo Santos, José Freitas, Sebastião Reis e Nélson de Almeida, pelo Presidente do Núcleo de Lisboa José Manuel Simões, pelo Vice-Presidente Nacional Artur Alves da Silva e pelo Presidente da Direção Nacional João Carlos Silva.
Na fotografia da esquerda para a direita: José Manuel Simões, Arnaldo Sousa, Carlos Esteves, Eduardo Santos, José Freitas, Artur Alves da Silva, Nélson de Almeida, João Carlos Silva
Fonte: www.emfa.pt
27 de fevereiro de 2025