No âmbito das comemorações do 40º aniversário do Núcleo de Setúbal da Associação de Especialistas da Força Aérea, a Banda de Música da Força Aérea distinguiu o Núcleo e os seus associados com um concerto no passado dia 12 de Maio, no Fórum Municipal Luísa Todi, na cidade de Setúbal.
Com uma sala com perto de 300 pessoas, os dirigentes e sócios do Núcleo de Setúbal da A.E.F.A. e a população da cidade assistiram a uma notável actuação da Banda, dirigida pelo maestro Major Rui Silva, que interpretou obras de Alfred Reed, Arturo Márquez, Diogo Costa, Igor Stravinsky e Satoshi Yagisawa, além de arranjos contemporâneos de temas como “Thunderstruck”, dos AC/DC, e de peças originais como “O Especialista” e o “Hino da Força Aérea”.
Estiveram presentes diversas individualidades, nomeadamente o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal Pedro Pina, o Presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião Luís Matos, o Comandante da Academia da Força Aérea Major-General Fernando da Costa (em representação do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea), o Comandante da Base Aérea nº6 Coronel Natalino Pereira, e por parte da Direção Nacional da A.E.F.A. o Presidente João Carlos Silva e o Presidente-Adjunto Jorge Couto.
Antes do início do concerto, o sócio e dirigente à altura da fundação do Núcleo de Setúbal , Adelino Mósca, dirigiu umas sentidas palavras aos presentes explicando a génese do mesmo. Perto do final, o Presidente do Núcleo de Setúbal Joaquim Condeço proferiu palavras de agradecimento às entidades que contribuíram para a realização deste concerto, com ênfase especial na Banda e seus Músicos, agradecendo ainda à equipa da Base Aérea nº6 que está a restaurar o FIAT G91 que se encontra exposto na sede do Núcleo. A finalizar, o Presidente da Direção Nacional da A.E.F.A. João Carlos Silva reiterou os agradecimentos e congratulou e enalteceu o Núcleo de Setúbal , nomeadamente referindo que não são 4 dias, nem 4 meses, são 40 anos em que os Dirigentes do Núcleo de Setúbal , os de hoje e os de ontem e os seus sócios, têm mostrado uma enorme e valiosa dedicação à causa da A.E.F.A., na congregação de todos os Especialistas, dignificando-os junto de instituições e da sociedade em geral, sempre com um forte sentimento de pertença à Força Aérea Portuguesa, nossa casa e nossa escola para a vida que tivemos e sabemos honrar, mantendo vivo o Espírito Intrínseco do Especialista da Força Aérea.
A Banda de Música da Força Aérea Portuguesa foi criada em 31 de dezembro de 1957 na dependência da então Secretaria de Estado da Aeronáutica. Atualmente depende diretamente do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA) e toda a sua atividade é coordenada pelo seu próprio gabinete.
Considerada como um órgão titular de Coronel Aeronáutico, distintivo privativo da Força Aérea Portuguesa que, com ele caracteriza todas as suas unidades, o seu Brasão de Armas ostenta como divisa: “Servindo Com Engenho e Arte".
Constituída na sua maioria por executantes de primeiro plano, a Banda de Música da Força Aérea, para além de participar nas cerimónias militares oficiais quer no âmbito da Força Aérea Portuguesa, quer no âmbito do protocolo de Estado, tem contribuído, como elemento de divulgação cultural, para o enriquecimento do meio musical português, realizando concertos do mais alto nível por todo o país e ainda representando internacionalmente Portugal.
Pela forma exemplar como tem cumprido a missão que lhe está atribuída e, pelo contributo para elevar o prestígio da Força Aérea Portuguesa, das Forças Armadas e de Portugal, foi a Banda de Música condecorada em 1997, pelas mãos de Sua Excelência o Presidente da República, com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos e, em 2023, distinguida como Membro Honorário da Ordem Militar de Santiago da Espada.
Presentemente, a Banda de Música da Força Aérea é dirigida pelo Maestro Tenente-Coronel António Rosado.
14 de Maio de 2025