O evento teve lugar junto ao monumento aos Combatentes do Ultramar, em Belém e realizou-se no passado dia 11 de Novembro de 2015.
O programa iniciou-se pelas 10,30Horas com alocuções proferidas pelo presidente da Liga dos Combatentes General Chito Rodrigues, pelo Bispo das Forças Armadas e de Segurança D. Manuel Linda e finalmente pelo Ministro da Defesa Nacional Dr. Aguiar-Branco.
Após a imposição de várias condecorações, seguiu-se a cerimónia da receção dos restos mortais de um soldado, Combatente por Portugal, anónimo, caído durante a guerra do Ultramar, na Guiné; a cerimónia de homenagem aos Mortos pela Pátria; deposição de flores pelas diversas associações e entidades presentes; Invocação religiosa pelo capelão da Força Aérea e toques de homenagem aos mortos.
A primeira parte do programa encerrou com a deposição dos restos mortais no Memorial do Combatente, com o hino da Liga dos Combatentes e com o desfile das forças em parada, representadas pelos três ramos das Forças Armadas e com a Banda da Força Aérea.
Depois, procedeu-se à Bênção e inauguração da Capela do Combatente e do seu Memorial, onde ficaram depositados os restos mortais do Combatente anónimo, num túmulo de pedra mármore. Neste local, permanentemente e através de uma aparelhagem sonora, são chamados pelos nomes, em ordem alfabética, todos os combatentes que caíram na guerra do Ultramar e que se encontram afixados no exterior do Monumento.
Para finalizar, efetuou-se uma visita ao Museu do Combatente, com espaços reservados a todos os ramos das Forças Armadas e onde a Força Aérea está muito bem representada com uma sala museu, onde se pode apreciar toda a história da Força Aérea, através de fotos de todos os aviões que ao longo dos tempos foram usados ao seu serviço, com relevância para a época da guerra do Ultramar.
De realçar que nesta mesma data os Núcleos da AEFA marcaram presença em cerimónias similares em diversas localidades do País, nomeadamente o Núcleo do Porto e o Núcleo de Setúbal .
13 de novembro de 2015